DEPOIS DE VÁRIOS ANOS, PREFEITURA VOLTAR A PERFURAR POÇOS

O barulho das máquinas perfurando o chão soa como música para o homem do campo. Encontrar água a 50, 60 metros de profundidade é como achar um tesouro. E o direito de sentir novamente essa emoção foi devolvido ao homem do campo pela Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

A parceria vai render a perfuração de quatro poços para atender as comunidades de Riacho das Carnaúbas (2), Barro Branco e Carrasco. Os locais foram locados anteriormente e a escolha se deu por se tratar de áreas cristalinas com a presença de rochas, características adequadas para as máquinas e equipamentos disponibilizados pelo Dnocs.

O prefeito Luiz Jairo acompanhou in loco, nesta sexta-feira, 07, a perfuração de um dos poços da localidade de Riacho das Carnaúbas, na propriedade do senhor Adilson Andrade, 47 anos. A água foi encontrada com cerca de 54 metros e uma vazão de 600 litros por hora.

Emocionado, Adilson disse que só tinha a agradecer ao prefeito Luiz Jairo por lhe proporcionar um momento tão especial com a perfuração do poço em sua propriedade. “Outros prefeitos não tiveram a sensibilidade de fazer isso por nós. Mas Luiz Jairo teve a coragem e está fazendo, realizando esse sonho, beneficiando a toda a nossa comunidade” destacou.

O agricultor relatou que a escassez de água na comunidade é grande e observou que o poço vai melhorar muito a situação. “A água, além de ser utilizada para o nosso consumo, também será importante para que possamos investir na irrigação, plantando alimento para o rebanho e também para o consumo da nossa família”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira, acompanhou a equipe do Dnocs na quinta-feira, 06, e conferiu de perto a alegria das famílias em receber um poço sem ter que gastar um centavo. “Graças ao empenho do prefeito para que esse convênio fosse firmado, pois nem todo Município se dispõe a arcar com esse tipo de despesa, essas famílias estão ganhando um poço que custa em média R$ 20 mil”, enalteceu, acrescentando que o poço vai ficar à disposição de todas as famílias da comunidade.

Luiz Jairo explicou que os poços foram pleiteados no Dnocs e estão se tornando realidade com o departamento disponibilizando suas máquinas e a prefeitura dando uma contrapartida. “As máquinas ficarão a nossa disposição até a próxima semana para perfurar os quatro poços. Esperamos que o resultado seja positivo em todos eles, para que essas comunidades possam ter acesso à água de qualidade e em boa quantidade. Afinal, perfurar poços sempre foi um dos nossos objetivo e desejo dos agricultores, que não eram atendidos há alguns anos”, declarou.

A perfuração de poços não vai se limitar a parceira com o Dnocs. A prefeitura espera que seja efetivada uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Amorn, e também vai colocar a sua máquina perfuratriz para funcionar.

Desde o ano passado, a prefeitura vem adotando diversas medidas para garantir o acesso à água na zona rural, como a ampliação da Operação Carro-Pipa, conserto e substituição de bombas submersas, conserto e construção de caixas de água. A qualidade da água também está merecendo atenção com a distribuição de filtros e instalação de cloradores nas caixas de água.

Deixe um comentário