Blog

CADU DE LULA ACOMPANHA JANJA EM NATAL E REFORÇA FORÇA DO “TIME DE LULA” NO RN

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Blog

FÁTIMA MANDA RECADO POR MEIO DE JANJA: “DIGA A LULA QUE CADU ESTARÁ NO SEGUNDO TURNO”

A governadora Fátima Bezerra aproveitou a presença da primeira-dama Janja da Silva, na noite desta quinta-feira (25), em Natal, para mandar um recado direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a sucessão estadual.

Durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, promovido pelo PT na Arena das Dunas, Fátima afirmou que o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Cadu Xavier, chegará ao segundo turno e vencerá a eleição.

“Pode dizer ao presidente Lula que Cadu Xavier vai estar no segundo turno nestas eleições, e nós vamos ganhar essas eleições”, declarou a governadora, dirigindo a mensagem a Janja.

Blog

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento da senhora Vanessa Aquino Pimenta, de 39 anos, ocorrido nesta sexta-feira (26) no Hospital dos Pescadores, em Natal-RN, onde encontrava-se hospitalizada.

Seu corpo será sepultado às 16h no Cemitério do Bom Pastor II, em Natal-RN.

Vanessa era filha de Inácio Felipe Pimenta e Maria Dapaz Aquino Pimenta, e deixa duas filhas.

Manifestamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que partilharam da convivência e do seu carinho.

Blog

ZENAIDE APARECE ENTRE OS ELEITOS PARA O SENADO EM MAIS UMA PESQUISA

A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece como releeita em mais uma pesquisa de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte em 2026. No levantamento IPSsensus, considerando o primeiro e o segundo voto, ela soma 32,7% das citações e se mantém entre os dois nomes mais lembrados pelo eleitorado potiguar. Como cada eleitor pode escolher dois candidatos ao Senado, o instituto contabilizou todas as citações recebidas por cada nome, independentemente de terem sido feitas como primeiro ou segundo voto.

Styvenson Valentim (PODE) tem 50,4%. Na sequência aparecem Samanda Alves (PT), com 23,6%; Rafael Motta (PDT), com 21,8%; e Coronel Hélio (PL), com 20,1%.

Essa é a quarta pesquisa só em junho que coloca Zenaide consolidada no pelotão de frente da disputa, como eleita. A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte de 18 a 22 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é o RN-09520/2026.

Blog

OUVIDORIA ITINERANTE CHEGA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

A Prefeitura de Upanema, por meio da Ouvidoria Geral do Município, dá continuidade ao projeto Ouvidoria Itinerante, fortalecendo os canais de diálogo entre a população e a gestão municipal. Após passar pelas Secretarias de Assistência Social e de Saúde, a iniciativa agora chega à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Usuários dos serviços públicos, servidores municipais e a população em geral podem participar do projeto por meio do registro de manifestações como sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias. Nesta etapa, a urna da Ouvidoria Itinerante está instalada no Complexo Esportivo Dr. Milton Marques de Medeiros, onde permanecerá pelos próximos 30 dias para receber as contribuições da comunidade.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular, permitindo que os cidadãos colaborem diretamente com a melhoria dos serviços oferecidos pela administração municipal. Todas as manifestações recebidas são encaminhadas aos setores competentes para análise e tratamento adequado.

O projeto seguirá percorrendo as demais secretarias e órgãos da Prefeitura, garantindo que cada área da gestão possa ouvir a população e utilizar as contribuições recebidas para aprimorar o atendimento e a prestação dos serviços públicos.

Sua participação é importante. Contribua com sugestões, apresente suas demandas e ajude a construir uma Upanema cada vez melhor para todos.

Blog

LULA NO RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem presença confirmada no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira, 2 de julho, conforme a agenda oficial do Governo Federal.

Embora a visita tenha caráter institucional, a passagem de Lula pelo Estado também terá forte repercussão política. O presidente deverá reforçar a presença do PT no Rio Grande do Norte e dar impulso à pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.

A expectativa é de que lideranças petistas e aliados acompanhem a agenda presidencial, transformando a visita em mais um momento de fortalecimento do chamado “Time de Lula” no Estado.

A chegada de Lula ocorre poucos dias após a visita da primeira-dama Janja da Silva ao Rio Grande do Norte, ampliando a participação das principais lideranças nacionais do PT na pré-campanha potiguar.

Blog

ALUNOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA PARTICIPAM DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA

Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Upanema participaram, nesta quinta-feira (25), de uma ação educativa promovida pela empresa Neoenergia Cosern na Unidade Móvel Educativa (UME), que está instalada em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de incentivar práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

A UME é um ambiente equipado com materiais interativos e o aprendizado acontece por meio de atividades lúdicas como realidade aumentada, projeção mapeada, jogos e experimentos, adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. Através das atividades, os visitantes também podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energética na “Casa Eficiente”.

“Parcerias como essa ampliam as oportunidades de aprendizado e promovem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço.”, destaca Diego Bezerra, secretário municipal de Assistência Social.

A UME integra o Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Blog

JUSTIÇA MARCA TRIBUNAL DO JÚRI PARA JULGAR TENTATIVA DE HOMICÍDIO OCORRIDA EM UPANEMA

A Vara Única da Comarca de Upanema realizará, no próximo dia 14, às 9h, uma Sessão do Tribunal do Júri para julgar um homem denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) por tentativa de homicídio. A sessão acontecerá no plenário da Câmara de Upanema.

O caso é referente a um crime ocorrido no dia 16 de dezembro de 2024, em uma churrascaria localizada na Rua Antônio Vitorino, no bairro Santa Paz, em Upanema.

De acordo com a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Upanema, o acusado, natural de Campo Grande (RN), teria atacado a vítima com golpes de faca enquanto ela cochilava no estabelecimento. Conforme consta nos autos, a vítima foi atingida por golpes nas regiões do tórax e do abdômen.

O Ministério Público sustenta ainda que o ataque ocorreu de forma repentina, sem que a vítima tivesse condições de reagir. Segundo a denúncia, ela estava embriagada e descansava no momento em que foi surpreendida, circunstância que teria dificultado sua defesa.

A sessão será pública e caberá ao Conselho de Sentença decidir se o réu é culpado ou inocente da acusação de tentativa de homicídio.

Blog

JANJA REÚNE MULHERES EM NATAL E DEFENDE MOBILIZAÇÃO FEMININA CONTRA A VIOLÊNCIA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes em defesa do enfrentamento à violência contra as mulheres e do fortalecimento da democracia. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra.

Durante o encontro, Janja destacou os avanços das políticas para as mulheres desde o início do governo do presidente Lula e defendeu a participação feminina como protagonista nas eleições deste ano. “Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou. A primeira-dama também ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção diante dos altos índices de feminicídio registrados no país.

A governadora Fátima Bezerra destacou a ampliação da rede estadual de proteção às mulheres, citando a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além do fortalecimento das políticas de prevenção. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nosso governo vai entrar para a história como o que mais avançou na defesa da vida das mulheres. Jamais vamos nos calar. Em vez do silêncio, oferecemos proteção, acolhimento e políticas públicas”, declarou.

Presidenta estadual do PT, Samanda Alves afirmou que a presença de Janja e da governadora Fátima Bezerra ao lado de centenas de mulheres reafirma o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero. “Reunir tantas mulheres comprometidas com a transformação social fortalece a certeza de que enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem, investimento em políticas públicas e mobilização permanente. Não basta indignação. É preciso fortalecer a rede de proteção e enfrentar uma cultura que ainda naturaliza a violência. Esse compromisso precisa estar presente todos os dias, porque nenhuma mulher deve viver com medo e nenhuma violência pode ser tratada como normal”, destacou.

O encontro integrou a agenda nacional de mobilização das mulheres do Time de Lula e reforçou a defesa da ampliação das políticas públicas de proteção, da participação feminina na política e do enfrentamento à violência de gênero como compromissos permanentes para o fortalecimento da democracia brasileira.

Blog

JANJA REÚNE MULHERES EM NATAL E DEFENDE MOBILIZAÇÃO FEMININA CONTRA A VIOLÊNCIA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes em defesa do enfrentamento à violência contra as mulheres e do fortalecimento da democracia. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra.

Durante o encontro, Janja destacou os avanços das políticas para as mulheres desde o início do governo do presidente Lula e defendeu a participação feminina como protagonista nas eleições deste ano. “Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou. A primeira-dama também ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção diante dos altos índices de feminicídio registrados no país.

A governadora Fátima Bezerra destacou a ampliação da rede estadual de proteção às mulheres, citando a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além do fortalecimento das políticas de prevenção. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nosso governo vai entrar para a história como o que mais avançou na defesa da vida das mulheres. Jamais vamos nos calar. Em vez do silêncio, oferecemos proteção, acolhimento e políticas públicas”, declarou.

Presidenta estadual do PT, Samanda Alves afirmou que a presença de Janja e da governadora Fátima Bezerra ao lado de centenas de mulheres reafirma o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero. “Reunir tantas mulheres comprometidas com a transformação social fortalece a certeza de que enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem, investimento em políticas públicas e mobilização permanente. Não basta indignação. É preciso fortalecer a rede de proteção e enfrentar uma cultura que ainda naturaliza a violência. Esse compromisso precisa estar presente todos os dias, porque nenhuma mulher deve viver com medo e nenhuma violência pode ser tratada como normal”, destacou.

O encontro integrou a agenda nacional de mobilização das mulheres do Time de Lula e reforçou a defesa da ampliação das políticas públicas de proteção, da participação feminina na política e do enfrentamento à violência de gênero como compromissos permanentes para o fortalecimento da democracia brasileira.

Rolar para cima