Blog

CAERN PREVÊ RETOMADA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM UPANEMA ATÉ A NOITE DESTA TERÇA-FEIRA (23)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalha para restabelecer o abastecimento de água em Upanema até o final da noite desta terça-feira (23). A interrupção afeta toda a zona urbana do município, além dos Projetos de Assentamento Bo’água I e II, do Sítio Poré e de parte da comunidade Bom Jesus.

O problema teve início na noite do último domingo (21), quando um vazamento na adutora do Poço II, responsável pelo fornecimento de água para a cidade, provocou a suspensão do abastecimento. Após a conclusão dos reparos, o sistema foi religado no final da manhã da segunda-feira (22).

No entanto, uma nova intercorrência comprometeu a retomada do serviço. Desta vez, problemas elétricos registrados no poço localizado no Sítio Bom Jesus, unidade que integra o sistema de abastecimento, provocaram o desligamento da operação.

De acordo com a Caern, equipes técnicas estão no local realizando os serviços necessários para solucionar a ocorrência e restabelecer o funcionamento do sistema dentro do prazo previsto.

Após a religação do abastecimento, a companhia informa que o fornecimento será retomado de forma gradativa, com prazo de até 72 horas para a completa normalização em todas as áreas afetadas.

Blog

BANCO DE EDIR MACEDO É ALVO DA PF POR SUSPEITA DE FRAUDE E TEM BLOQUEIO DE R$ 670 MILHÕES

Por Cleber Lourenço, do ICL Notícias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A Justiça Federal de São Paulo autorizou nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 670,3 milhões em bens e valores dos investigados.

Mais de 50 policiais federais participam da operação, que também resultou na quebra dos sigilos bancário e fiscal dos alvos. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal após representação da Polícia Federal baseada em relatórios produzidos pelo Banco Central.

Segundo a investigação, administradores do banco teriam criado mecanismos para ocultar a real situação econômico-financeira da instituição, apresentar resultados artificiais e manter uma aparência de solvência perante os órgãos reguladores e o mercado.

As apurações apontam para a existência de um esquema de manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de esconder prejuízos e inflar artificialmente o patrimônio da instituição.

De acordo com a Polícia Federal, a prática teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas em valores que alcançam centenas de milhões de reais.

Melhora artificial dos indicadores

Os investigadores afirmam que as operações sob suspeita tinham o objetivo de melhorar artificialmente os indicadores patrimoniais do banco e viabilizar operações de captação incompatíveis com a real situação financeira da instituição.

Em um dos trechos da investigação, a PF aponta que a suposta manobra teve “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio” do Digimais para permitir a emissão desproporcional de títulos de captação, produzindo, segundo os investigadores, “fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.

As investigações indicam que parte do esquema envolvia a inserção de ativos em fundos administrados por empresas ligadas ao grupo financeiro que atua junto ao banco. Segundo a Polícia Federal, essas operações permitiriam a superavaliação sistemática de ativos e a ocultação da deterioração financeira da instituição.

A PF também apura a realização de operações financeiras supostamente irregulares em benefício da empresa controladora do banco, além da possível manipulação de informações encaminhadas aos sistemas oficiais utilizados pelo Banco Central na supervisão do sistema financeiro.

Segundo os investigadores, relatórios produzidos pelo órgão regulador identificaram graves irregularidades na condução dos negócios da instituição, o que deu origem às apurações criminais.

As investigações alcançam dirigentes ligados ao Digimais, administradores de fundos de investimento e pessoas ligadas à estrutura de controle da instituição.

Edir Macedo é um dos investigados em razão de sua condição de controlador do banco. O líder religioso, no entanto, não foi alvo dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta terça-feira por estar morando no exterior.

Crescimento e deterioração

A Polícia Federal também aponta que, após a mudança de estratégia do banco para operações de crédito consignado e financiamento de veículos, houve um período de crescimento seguido de uma forte deterioração financeira da instituição.

As apurações indicam ainda que o banco ampliou a emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI. Segundo a investigação, a posterior liquidação extrajudicial do Banco Master evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Digimais a carteiras de crédito da instituição.

Para os investigadores, a combinação entre a supervalorização de ativos, a geração artificial de receitas e a ocultação de perdas permitiu que o banco apresentasse uma situação patrimonial mais favorável do que a efetivamente existente.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492, que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Blog

RIO GRANDE DO NORTE CONQUISTA 2º LUGAR NACIONAL EM PRÊMIO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL

O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual.

“Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.

A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.

Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais.

“Esse trabalho foi desenvolvido de forma contínua e integrada, envolvendo a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento de todas as secretarias e órgãos estaduais. Como resultado desse esforço coletivo, o Rio Grande do Norte vem registrando, ano após ano, uma evolução consistente em seus indicadores, até alcançar posição de destaque no cenário nacional”, ressaltou.

O trabalho contínuo de fortalecimento da contabilidade estadual também foi destacado pelo secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha. Segundo ele, o resultado alcançado reflete o esforço realizado nos últimos anos para reestruturar e modernizar a gestão contábil do Estado.

“O avanço da qualidade da informação contábil e fiscal do Rio Grande do Norte é motivo de grande orgulho e representa um passo decisivo rumo à consolidação da solidez fiscal do Estado. Quando a atual gestão assumiu, em 2019, encontrou uma contabilidade fragilizada e indicadores fiscais de baixa qualidade. Diante desse cenário, uma das primeiras medidas adotadas foi o fortalecimento da Contabilidade Geral do Estado. Somente com uma contabilidade forte, estruturada e confiável é possível construir um ambiente fiscal equilibrado e sustentável, capaz de gerar resultados positivos para a administração pública e para a sociedade”, afirmou.

Para o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo, o desempenho é consequência direta da qualificação técnica das equipes, da modernização dos processos e do aprimoramento dos sistemas de informação.

“A participação do Rio Grande do Norte no prêmio possui um significado especial, pois evidencia o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão pública, a transparência fiscal e a produção de informações de qualidade, essenciais para o controle social e para a atuação dos órgãos de fiscalização. Informações contábeis e fiscais confiáveis são fundamentais para a tomada de decisões, o planejamento governamental e a correta aplicação dos recursos públicos em benefício da população”, afirmou.

A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Representaram o Rio Grande do Norte na cerimônia de premiação o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra; o secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha; o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo; o secretário de Finanças do Tribunal de Justiça, Gustavo Medeiros; o coordenador de Contabilidade da Defensoria Pública do Estado, Allan Targino; e os auditores de Finanças da Contabilidade Geral do Estado, Jasânea Dantas e André Souto.

Blog

OPERAÇÃO CONJUNTA DO MPRN E POLÍCIA CIVIL COMBATE LAVAGEM DE DINHEIRO E SONEGAÇÃO FISCAL

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira (23) a operação Emirados para apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica. A investigação conjunta identificou um esquema estruturado para obter vantagens financeiras ilegais em prejuízo dos cofres públicos. O empresário apontado como chefe das fraudes tem atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal e foi preso.

O trabalho aponta que os envolvidos utilizavam mecanismos para esconder bens e valores obtidos por meio de ilícitos fiscais. A apuração é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

Além do mandado de prisão, a operação Emirados e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra os alvos. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados foram cumpridos nas cidades potiguares de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, com o objetivo de assegurar eventual reparação dos danos e impedir a dissipação do patrimônio investigado. Ao todo, 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis, entre delegados e agentes. Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.

Blog

PROGRAMA RN DE TODOS OS TEMPOS DESTA SEMANA DESTACA A VIDA E A MISSÃO DE PADRE WESCLEY PAULO

Gravado na Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista, em Assú, o programa RN de Todos os Tempos desta semana compartilha a história de Padre Wescley Paulo, pároco da Paróquia de São João Batista, em Assú. O conteúdo pode ser conferido nesta segunda (22), a partir das 20h15.

Além de detalhar a sua trajetória, missão e seu chamado divino para servir a Deus, Padre Wescley fala sobre a celebração dos 300 anos da Paróquia de São João Batista, em Assú, e o projeto da transformação da paróquia em Diocese.

Apresentado por Stella Maris e produzido pela jornalista Daniele Silveira, o programa RN de Todos os Tempos pode ser acompanhado pelas multitelas da TCM: Canais 10 e 14.1 e site www.tcmplay.tv.br.

Blog

MÉDIA DE PÚBLICO NA ESTAÇÃO DAS ARTES AUMENTA 63% ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA SEMANA DE SHOWS

A Polícia Militar divulgou os números do público da segunda semana de shows do Mossoró Cidade Junina 2026 realizado com base em trabalho técnico especializado desenvolvido  em parceria com a UERN e a CDL/Mossoró.

Em relação a primeira semana tivemos uma melhora de 63,32% na presença de público na maior festa junina do Estado.

Na primeira semana a média ficou em 35.230. Na segunda saltou para 57.537.

Em cinco dias de shows foram 287.683 pessoas presentes na Estação das Artes.

O maior público foi registrado na quinta-feira com 73.890 participantes no dia que a principal atração foi Zé Vaqueiro.

O pior público foi no sábado com 38.622.

Confira os públicos:

17 de junho: 58.883 participantes

18 de junho: 73.890 participantes

19 de junho: 64.211 participantes

20 de junho: 38.622 participantes

21 de junho: 52.077 participantes

Arraiá do Povo

No Polo Arraiá do Povo foram registradas 17.857 pessoas no sábado e 19.605 no domingo.

Blog

EM ASSÚ, SENADORA ZENAIDE MAIA PARTICIPA DE TRADICIONAL ALMOÇO DE SÃO JOÃO E CONSOLIDA APOIOS POLÍTICOS

A senadora Zenaide Maia cumpriu agenda neste domingo (21) no município de Assú, onde participou do tradicional almoço de São João Batista. O evento é um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que este ano celebra uma marca histórica: o seu tricentenário (300 anos).

Durante a visita, Zenaide destacou a grandiosidade do evento e a importância de valorizar a identidade cultural do Rio Grande do Norte. “É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Além do caráter festivo e religioso, a agenda em Assú consolidou importantes alianças políticas para a parlamentar. Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, que é pré-candidato a deputado estadual. Na ocasião, as lideranças locais reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Zenaide Maia à reeleição ao Senado.

A sintonia política reflete o volume de entregas de Zenaide para a região. Ao longo de seu mandato, a senadora já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para o município de Assú, beneficiando as mais diversas áreas e impulsionando o desenvolvimento local.

Blog

MPRN ABRE PROCESSO SELETIVO PARA RESIDENTE EM DESIGN GRÁFICO

Vaga de treinamento em serviço é voltada para profissionais de comunicação visual; seleção formará cadastro de reserva

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou edital de abertura para o processo seletivo de residente, na modalidade de treinamento em serviço, para a área de Design Gráfico. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, por meio do formulário eletrônico, a partir das 10h do dia 22 de junho de 2026 até as 14h do dia 6 de julho de 2026.

O certame visa a classificação de até 10 candidatos para a composição de cadastro de reserva, com a finalidade de suprir necessidades na Diretoria de Comunicação (Dcom) ou em outras dependências do órgão. De acordo com o edital, o expediente se dará na modalidade semipresencial.

Exigências

Podem participar da seleção os graduados que possuam diploma de nível superior, em grau de bacharelado ou tecnólogo, nos cursos de Design Gráfico, Desenho Industrial, Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda ou Jornalismo, Artes Visuais, Produção Multimídia ou áreas correlatas.

Candidatos que concluíram a graduação há mais de 5 anos devem apresentar comprovação de matrícula em curso de pós-graduação no momento do credenciamento.

Avaliação

A avaliação dos concorrentes ocorrerá em duas etapas distintas. A primeira fase, de caráter eliminatório, consiste no envio da documentação de identificação e das autodeclarações correspondentes às vagas reservadas pelo formulário de inscrição.

A segunda fase do processo seletivo é composta por prova objetiva e discursiva sobre os conhecimentos específicos da área descritos no conteúdo programático do edital. Para obter a habilitação para o cadastro de reserva, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 7,0 na avaliação e estar situado entre as 10 primeiras colocações da listagem.

O residente selecionado atuará no desenvolvimento de demandas ligadas ao design gráfico, design editorial, comunicação visual institucional, criação de marcas, acessibilidade visual e suporte técnico em produção gráfica.

Residência

A residência do MPRN é uma modalidade de treinamento de serviço que tem duração de 36 meses, com carga horária semanal de 30 horas de segunda a sexta-feira, em formato presencial ou semipresencial, a ser definido pela chefia imediata do setor lotado. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 2.500,00 mais auxílio-transporte.

Os interessados devem acompanhar as fases e publicações do processo seletivo no Portal da Residência do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Links úteis
Edital
Inscrições

Blog

ZÉ LEZIN É ATRAÇÃO NO POLO POETA ANTÔNIO FRANCISCO NESTA SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira (22), o “Mossoró Cidade Junina” recebe Zé Lezin. A apresentação será no polo Poeta Antônio Francisco, a partir das 20h.

Nairon Barreto dá vida a Zé Lezin, personagem contador de causos do cotidiano. Com mais de 40 anos de carreira, o artista paraibano promete boas risadas e diversão no show.

Antes do show de Zé Lezin, o polo terá mais duas atrações. Às 18h, Maurílio Santos – Nas trilhas das cantorias. E às 19h, Caiio Santos.

O Polo Poeta Antônio Francisco é um local reservado para apresentações de artistas e bandas locais, regionais e nacionais. Um espaço que reúne escritores, poetas, cordelistas, numa programação que enaltece a cultura popular nordestina.

PROGRAMAÇÃO DO MCJ

SEGUNDA-FEIRA – 22 DE JUNHO

POLO ANTÔNIO FRANCISCO

Memorial da Resistência

18h – Maurílio Santos – Nas trilhas da cantoria

19h – Caiio Santos

20h – Zé Lezin

Exposições “Por Motivos Diversos”

18h às 22h – Salão Joseph Boulier

POLO IGREJA SÃO JOÃO

21h – Jarbas Acordeon

Blog

ROUBOS A ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS TÊM REDUÇÃO DE 24,5% NO RN

Os assaltos a estabelecimentos comerciais continuam em queda no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 24,5% em todo o estado.

Em números absolutos, foram contabilizadas 233 ocorrências nos cinco primeiros meses do ano passado, contra 176 crimes registrados de janeiro a maio deste ano, ou seja, 57 crimes a menos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Para o titular da SESED, coronel Francisco Araújo, o resultado é atribuído à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de inteligência policial, investigação compartilhada e à integração entre as forças de segurança que atuam no Estado. “A realização de operações estratégicas e o reforço em áreas com maior incidência também têm contribuído para a redução dos delitos”, destacou o secretário.

Rolar para cima