SINDSERPUP É MARCADO POR GRANDES LUTAS, SONHOS, E A FORÇA DOS FUNCIONÁRIOS E DA MULHER UPANEMENSE

A primeira diretoria a assumir o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), após a sua fundação em 1998, tinha a frente uma mulher, a professora Raimunda Edimi de Medeiros, como presidente.

Não foi a toa que ela chegou à presidência daquela instituição. Edimi, apesar de sua fragilidade de mulher, não baixou a cabeça ou se deixou intimidar com as inúmeras ameaças que sofreu por tomar pra si a responsabilidade de unificar a categoria de servidores públicos em uma associação sindical. “Até a fundação do sindicato só tínhamos deveres a cumprir, após isso passamos a ter conhecimento e lutar também pelos nossos direitos”, disse.

“Alguns ex-prefeitos quiseram acabar com o nosso sonho e a nossa entidade, e a forma que eles encontraram para isso foi suspender a contribuição dos servidores para o sindicato, pois assim, segundo eles, não teríamos como manter a entidade e isso acabaria levando ao seu fim. Naquela época, o pagamento da categoria não era feito da mesma forma que hoje, com transparência e através de contas bancarias, mas o servidor tinha que pegar seu dinheiro dentro da prefeitura, pois os prefeitos era quem andavam com o dinheiro. Mesmo assim não nos intimidamos, mês a mês eu e meus colegas íamos até a porta da prefeitura esperar e pedir a contribuição de cada um dos servidores sócios”, ressaltou.

Até hoje, Edimir Medeiros é a única mulher e servidora municipal a ocupar, por três vezes, a presidência do SINDSERPUP. Nenhum outro presidente repetiu igual feito. Depois de Edimir, apenas a professora Rosemary Sobral Dantas ocupou por mais de uma vez a presidência da instituição. Os professores Francisco Severino da Silva e Jozenilda Alves da Costa tiveram cada um, um mandato.

Outro fator importante a ser observado, é que desde a sua fundação até hoje, durante os 8 mandatos, todos foram ocupados por professores. Isso mostra a força e a organização da categoria.

Confira abaixo a relação com os nomes dos ex-presidentes:

  • Raimunda Edimi de Medeiros – 1998 a 2000
  • Francisco Severino da Silva – 2000 a 2002
  • Raimunda Edimi de Medeiros – 2002 a 2004
  • Jozenilda Alves da Costa – 2004 a 2006
  • Raimunda Edimi de Medeiros – 2006 a 2008
  • Rosemary Sobral Dantas – 2008 a 2010
  • Rosemary Sobral Dantas – 2010 a 2012
  • Anatécio Oliveira de Carvalho – 2012 a 2014

A recém-inaugurada sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema foi iniciada no primeiro mandato da professora/ presidente Rosemary Sobral Dantas, que enfrentou uma das mais difíceis gestões a frente da instituição, tendo em vista que teve que bater de frente por diversas vezes contra os ex-prefeitos Jorge Luiz e Maristela Freire, ambos do PMDB, deflagrando greves, buscando a implantação do tão sonhado Plano de Cargos, Carreira e Salário do Magistério, o Piso Salarial, melhorias nas condições de trabalho e diversas outras pautas.

O próximo desafio do SINDSERPUP agora, após a inauguração de sua sede, será a construção de uma grande área de lazer que será destinada ao descanso dos servidores municipais, e para isso já conta com o terreno, no sítio Pereiros, doado pelo vereador e sindicalista Ibamar Costa (PR).

A eleição para escolha da nova diretoria do SINDSERPUP ocorrerá em março, e tem como candidato favorito a disputar e vencer a eleição o atual presidente, Anatécio Oliveira, que conta com o apoio de praticamente todos os sócios.

Deixe um comentário