PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE COMBATE À DIABETES E HIPERTENSÃO NA ZONA RURAL

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, está implementando ações diversas para cuidar da saúde da população. Uma destas iniciativas está prevenindo e combatendo à diabetes e hipertensão na zona rural da cidade.

Os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) IV criaram um grupo de Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos) para atender os moradores de diversas localidades rurais, como São Sebastião, São Manoel, Sombreiro, Sábia, Padre Pedro, Nova Vida, Monte Alegre, Esperança, Lagoa Vermelha, Retiro, Ipueira das Vacas e Vila Paraibana.

Na última terça-feira, 15, os moradores do projeto de assentamento Sabiá receberam a visita da nutricionista Marília Nara, que foi convidada pela ESF IV para falar sobre alimentação saudável. “A alimentação é fator decisivo no combate à diabete e hipertensão. Por isso, é importante esclarecer a população sobre o que é uma alimentação saudável”, destacou a enfermeira Márgila Lopes.

Além da palestra com nutricionista, também foi distribuído lanche com muitas frutas e brindes entre os participantes. “A saúde não se resume somente em uma pratica curativa. Temos que trabalhar e promover a educação em saúde. É por isso que estamos trabalhando de forma articulada com todos os profissionais e com total apoio da atual administração municipal, que demostra estar preocupado com a saúde dos upanemenses”, ressaltou Márgila.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário