PREFEITURA INICIA DISCUSSÃO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO COM A POPULAÇÃO

A Prefeitura de Upanema iniciou nesta quarta-feira, 16, discussão com a população sobre a política municipal de saneamento básico, em reunião pública realizada no Centro de Convenções.

A atividade contou com a participação do vice-prefeito Juninho; secretários Antônio Cândido (Obras e Serviços Públicos), Edimi Medeiros (Administração), Leonilde Sobral (Educação e Desporto), Kátia Medeiros (Finanças) e Rivanda Bezerra (Urbanismo e Ação Social); vereadores Ibamar Costa (PR), Carlinhos Professor (PR), Ferrari Oliveira (DEM), Aisamaque Dalyton (PT), Valério Augusto (PMDB) e Canindé Rocha (PMDB), coordenadores municipais; coordenadores de conselhos sociais; diretores de sindicatos, associações, escolas; e população em geral. O prefeito Luiz Jairo cumpria agenda em Natal e não poder participar do encontro.

A mobilização pública contou com palestras do secretário de Obras, Antônio Cândido, Engenheira Civil do Município, Daniele Almeida, e coordenadora municipal de Meio Ambiente, Lusinácia Pinheiro.

Juninho abriu o evento pedindo a participação e a colaboração da população para a definição do Plano Municipal de Saneamento Básico de Upanema. “É importante que a população ajude na elaboração desse plano em posteriormente, na execução do mesmo, fiscalizando e cobrança a realização das ações que forem definidas”, ressaltou o vice-prefeito.

O secretário Antônio Cândido observou que o Plano tem que virar Lei até o final deste ano, ‘pois, a partir de 1° de janeiro de 2014, nenhum município poderá fazer convênios com o Governo Federal para essa área se o documento não estiver aprovado na Câmara de Vereadores’.

Ibamar Costa destacou que a discussão envolvendo a população é importante para que todos possam opinar sobre as ações de saneamento. “A Câmara esteve bem representada por vários vereadores para que possamos tomar conhecimento do teor desse documento antes mesmo de o levarmos para discussão em plenário”, argumentou o vereador.

Com a publicação da Lei de Saneamento Básico, n.º 11.445/2007, todas as prefeituras ficaram obrigadas a elaborar o Plano até o final deste ano, incluindo os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário