INEP PRETENDE DIMINUIR NÚMERO DE FALTAS NO ENEM

Os candidatos ausentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado receberão uma mensagem quando fizerem a inscrição no exame de 2014. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, a autarquia identificou os ausentes no último exame e vai alertar os que fizerem a inscrição neste ano que, se faltarem, estarão desperdiçando recursos públicos.

No ano passado, de 7,1 milhões de candidatos, 5,05 milhões fizeram a prova. O gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova foi R$ 58 milhões. A taxa de abstenção tem se mantido ao longo dos últimos anos. Em 2012, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. No entanto, com o aumento do número de candidatos a cada ano, o número de faltosos cresce, elevando os gastos.

O Ministério da Educação cogitou cobrar uma taxa de candidatos ausentes, mas a questão esbarra em lei. Se o candidato for de baixa renda não é possível cobrar a taxa de inscrição. No caso, egressos do ensino médio em escola pública não pagam.

Deixe um comentário