CAMINHADA E PALESTRA MOBILIZAM A POPULAÇÃO NO OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, mobilizou a população nesta segunda-feira, 21, com a realização de ações alusivas ao Outubro Rosa. Palestras e uma caminhada iniciada no Centro de Convenções e encerrada na Praça de Eventos reuniram profissionais da saúde e o público feminino.

Pela manhã, a médica Ana Maria Dantas, responsável pela equipe saúde da família III, ministrou uma palestra na Câmara Municipal, abordando a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino. “A prevenção é a melhor política para combater qualquer tipo de doença e no Outubro Rosa chamamos a atenção para o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, que é o câncer de mama”, destacou a médica.

No período da tarde, as mulheres participaram de uma caminhada pelas ruas de Upanema, que foi encerrada com uma aula de aeróbica na Praça de Eventos.

A secretária de Saúde, Fernanda Kallyne, destacou que um dos objetivos da campanha do Outubro Rosa é orientar o público feminino para a realização do autoexame, que é importante para detectar o câncer o mais cedo possível aumentando as chances de cura. “A prefeitura está fazendo a sua parte com a oferta de diversos exames, como mamografias e ultrassonografias, mas é fundamental que as mulheres também contribuam fazendo rotineiramente o autoexame e procurando o médico ao primeiro sinal de existência de algum nódulo na mama”, salientou a secretária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário