PREFEITURA REFORÇA CUIDADOS COM A QUALIDADE DA ÁGUA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria da Saúde, reforçou os cuidados com a qualidade da água para consumo humano. Neste ano, o Departamento de Vigilância à Saúde mais que dobrou o número de informações disponibilizadas no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

A secretária da Saúde, Fernanda Kallyne, explicou que o Sisagua é um dos instrumentos utilizados para o gerenciamento de riscos à saúde no âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

O sistema tem como finalidade armazenar os dados inseridos rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle), e possibilitar a geração de relatórios sobre as formas de abastecimento utilizadas pela população e a respectiva qualidade da água consumida.

A avaliação das informações reunidas nesses relatórios, sempre que possível em conjunto com os dados epidemiológicos disponíveis (agravos e, ou adoecimentos relacionados às doenças de transmissão hídrica), subsidiam a atuação e a tomada de decisão do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e Distrito Federal.

Fernanda ressaltou que o consumo de água de qualidade minimiza as doenças causadas por um produto contaminado. “A prefeitura vai continuar vigilante, através do empenho da Vigilância à Saúde para assegurar a qualidade da água consumida em Upanema”, assegurou a secretária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário