VACA DÁ À LUZ BEZERROS TRIGÊMEOS EM UPANEMA

O pasto do sitio Santa Maria do criador de gado Raimundo Azenilton, em Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi local de uma raridade do mundo animal. A vaca, deu à luz bezerros trigêmeos, algo incomum e até então nunca visto pelo criador de gado.

Segundo veterinários, a probabilidade de a gestão de trigêmeos ocorrer é de 1% a 2%. Neste caso, a vaca deu à luz em um parto normal, na tarde desta quarta-feira (24), e os três bezerros logo surpreenderam a todos, inclusive, o veterinário que acompanhou o parto.

Com uma gestação que dura, em média, 280 a 290 dias, tendo uma base de nove meses e meio, o período de prenhez de uma vaca é o mesmo tanto para bovinos focados em corte quanto para rebanho de produção leiteira.

No entanto, entre os dois tipos, a vaca de corte apresenta um índice menor de reprodução, sendo que a média no Brasil, segundo dados de uma consultoria pecuária, é de um bezerro a cada 15 meses. Isso torna o caso, de uma vaca de corte, ainda mais raro.

Como em todo pós-parto, os cuidados são necessários tanto para a mãe, como para os filhotes, sobretudo quando o caso envolve o nascimento de três de uma única vez. Diante do ineditismo, Azenilton procura se adaptar ao cenário e trabalhar a nutrição dos quatro animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *