PREFEITURA REÚNE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA DISCUTIR MEDIDAS DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (01), para discutir o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Goreth Sales; Clara Brilhante (coordenadora da Atenção Básica). Mágila Lopes (Coordenadora de Imunização), demais profissionais de saúde envolvidos com a prevenção às arboviroses; representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto; além do coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (2ª Ursap), Lázaro França.

No encontro, Lázaro França reforçou a importância de todos no combate ao mosquito, especialmente diante da recomendação do Ministério da Saúde para que os agentes de endemias não entrem nas residências nesse período de pandemia, principalmente onde residem idosos. “Os profissionais irão realizar o trabalho preventivo apenas no exterior das residências, vistoriando as caixas de água e a presença de criadouros e focos do mosquito”, explicou.

O profissional observou ainda que o primeiro ciclo de levantamentos de infestação pelo Aedes aegypti foi prejudicado pela pandemia, e alertou que Mossoró e Natal apresentam alto índice de infestação, com risco de surtos de dengue, zika e chikungunya. “Se não realizarmos um trabalho forte de prevenção, contando com a participação da população, pode ser que ocorra (surto) aqui em Upanema também”, alertou.

Deixe um comentário