CAMPANHA NOVEMBRO AZUL SERÁ INICIADA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, inicia, na próxima segunda-feira (9), a campanha Novembro Azul que tem como objetivo principal o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma palestra, às 8 horas, na Câmara Municipal, com estudantes do 4° período do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar dará o pontapé inicial na mobilização.

A palestra vai abordar a atuação da fisioterapia no tratamento de paciente com câncer de próstata e alertar para a importância do diagnóstico precoce para a cura dessa doença. O evento foi definido nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Saúde e reunião que contou com participação da secretária de Saúde, Goreth Sales, coordenadora de Atenção Básica, Manuela Tavares, e enfermeiros.

Goreth Sales informou que serão mobilizados os homens integrantes do grupo de idosos e os demais através das equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “É importate que o maior número possível de homens possa participar para tomar conhecimento que o diagnóstico precoce é essencial no combate ao câncer de próstata”, destacou a secretária.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%. No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos.

Deixe um comentário