PREFEITURA REALIZA DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra a paralisia infantil. A campanha segue até o dia 31 de agosto e espera vacinar 95% das crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos.

Neste sábado, estarão abertas, das 8 às 17 horas, as Unidades Básicas de Saúde Cândido Martins (Beira Rio) e Maria Marlusa de Medeiros Bezerra (Pêgas), além da sede da equipe VI do Estratégia de Saúde da Família que funciona provisoriamente na antiga sede da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta das crianças para ser avaliada. As vacinas em atraso podem ser administradas, na hora, pelo profissional de saúde.

Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. Serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Deixe um comentário