UPA Belo Horizonte sem previsão de funcionamento

Unidade começou a ser construída em 2008 e foi concluída há mais de um ano

Unidade começou a ser construída em 2008 e foi concluída há mais de um anoA previsão inicial para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte entrar em funcionamento era o mês de março. Inaugurada em dezembro do ano passado sem equipamentos e profissionais, a unidade continua fechada e sem novo prazo para o funcionamento.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a única pendência existente são os trâmites legais com o Ministério da Saúde. “O que está faltando é o credenciamento junto ao Ministério e a liberação de recursos para a compra dos equipamentos. Dessa forma, não podemos precisar um novo prazo”, destaca a assessoria.

“Tão logo o Ministério da Saúde proceda o credenciamento e libere os recursos, a UPA entrará em funcionamento”, explica. A construção da unidade foi iniciada em junho de 2008 e só foi concluída em fevereiro do ano passado. Os moradores do bairro Belo Horizonte são os mais interessados na resolução e reclamam da demora do funcionamento.

“Está nos prejudicando porque já deveria estar em funcionamento há muito tempo. Eu já precisei dos serviços e tive que procurar a UPA do Alto de São Manoel, que já está superlotada. Inclusive, tem gente que vem procurar os serviços e é informada que a unidade nunca entrou em funcionamento. Acho que eles se confundem porque já foi feita a inauguração”, afirma a dona de casa Luziane Gonzaga.

O auxiliar de dentista Carlos Eduardo também sente a falta dos serviços oferecidos pela UPA. “Depois que a obra ficou pronta, eu já precisei de atendimento e precisei me dirigir à UPA do Alto de São Manoel. Seria bom que entrasse logo em funcionamento porque está demorando demais”, destaca o morador.

Obra foi orçada em mais de R$ 3 milhões

A UPA do Belo Horizonte tem capacidade para realizar em torno de 130 mil atendimentos por mês. A obra foi orçada em R$ 3,6 milhões e tinha previsão para ser inaugurada em fevereiro de 2010, 20 meses após o início da construção. Cerca de 150 funcionários devem ser lotados na unidade.

A UPA ocupa uma área construída de 1,6 mil metros quadrados e disponibilizará aos usuários o Serviço de Atendimento Médico (Same), recepção da unidade climatizada, Laboratório de Análises Clínicas no próprio local e acessibilidade entre a Sala de Estabilização de pacientes e a Emergência.

A estrutura também conta com área para embarque e desembarque de ambulâncias, recepção e espera, banheiros públicos (masculino e feminino), sala de preparo/triagem, salas de assistência social, espera de pacientes, higienização, estabilização, dois consultórios de clínica médica, sala para aplicação de medicamentos e salas para exames de ECG.

A UPA ainda conta com sala para raios X, posto de enfermagem, farmácia, sala de higienização, sala de estruturas e curativos, sala para inalação, sala de drenagem, laboratório, repouso de pacientes masculinos (quatro leitos) com banheiro, repouso pediátrico feminino (quatro leitos) com banheiro, entre outros setores.

Fonte: O Mossoroense

Deixe um comentário