[leia] Professores da Uern aceitam negociar com a governadora para tentar evitar greve geral

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) e o Governo do Estado marcaram audiência para o dia 20 deste mês. A categoria está disposta a paralisar atividades se reivindicações não forem atendidas.

A decisão de aguardar será comunicada e discutida com os professores universitários numa assembleia geral extraordinária a ser realizada hoje, na sede da entidade, a partir das 9h. Ela é resultado de uma audiência que aconteceu no dia 29 de abril do reitor Milton Marques com a governadora Rosalba Ciarlini e com técnicos da Secretaria de Planejamento.

Segundo o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato, passado o tempo combinado e após avaliar as reivindicações e contrapô-las às condições financeiras, o governo deve apresentar uma proposta aos professores universitários. Segundo o presidente, a categoria está aberta ao diálogo.

“Nós estamos abertos à negociação, acreditando que a gente vai avançar nesse processo. O governo nos pediu para esperar até 20 deste mês, que a gente entende e considera cabível. Depois, vamos sentar com a equipe econômica para analisar”, pondera.

E adianta: “Há um sentimento de que é possível adiar o deliberativo de greve”.

Dentre as principais reivindicações estão o fim do contingenciamento financeiro da Uern; reajuste salarial de 23,98% para o cumprimento do Plano de Cargos e Salários dos professores; defesa da autonomia financeira da Uern etc.

Deixe um comentário