As festividades pelos 61 anos de emancipação política de Upanema foram cercadas de muita emoção durante todos os dias de programação. A população pode acompanhar a emoção do casal que oficializou a sua união no casamento coletivo, do ator que teve a oportunidade de contar a história da sua cidade na peça “Tributo a Upanema”, dos familiares do ex-prefeito Rosvaldo Bezerra homenageado na exposição fotográfica, do estudante que foi ao lugar mais alto do pódio na conquista de uma das competições do Intercolegial, entre muitos outros momentos durante os 8 dias da Semana Cultura. Mas nenhum momento foi mais emocionante do que a população cantando os parabéns para Upanema em praça pública.
Foi isso que aconteceu na noite desta terça-feira, 16, na Praça de Eventos, no encerramento da festa de emancipação política. Acompanhados por fanfarras, a Banda Filarmônica Ivaldete Basílio e, até, pela banda da Escola de Artes de Mossoró, a população cantou e se emocionou nos parabéns a Upanema, ao mesmo tempo em que acompanhou a queima de fogos.
E foi assim que começou e terminou a Semana Cultural: com choro em praça pública. Presenciado pelo prefeito Luiz Jairo, vice-prefeito Juninho, vereadores, secretários e outros servidores municipais.
O último dia de festividades teve ainda um desfile que contou a história de Upanema através das seis décadas da sua história, e levou um grande público para a Avenida 16 de Setembro. Público que acompanhou o desfile até o fim e depois, convocado pelo prefeito Luiz Jairo, seguiram em caminhada até a Praça de Eventos para cantar parabéns e compartilhar do bolo dos 61 anos de Upanema.
Em discurso rápido, o prefeito Luiz Jairo agradeceu a todos que contribuíram para a realização d mais uma festa de emancipação e, principalmente, a população que abraçou o evento desde o ano passado. “Vamos tornar essa festa uma tradição. O aniversário de Upanema tem que ter uma comemoração a altura da sua importância e com a participação do povo nas ruas como estamos vendo hoje aqui. O crescimento desta festa a partir do ano passado é um retrato do momento que Upanema atravessa. Um momento de reencontro com o desenvolvimento, pois nós colocamos Upanema no caminho do desenvolvimento”, ressaltou.
A festa foi encerrada com a distribuição do bolo dos 61 anos e apresentação da banda da Escola de Artes de Mossoró na Praça de Eventos.