Muitas foram às opiniões favoráveis ao projeto de federalização da RN-086, encabeçado pelo deputado federal João Maia (PR), coordenador da Bancada Potiguar. Na audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Parelhas, prefeitos, vices, vereadores e empresários reforçaram a importância que a obra terá para a região do Seridó. “É uma estrada precária, com trafego enorme de veículos, com pontes estreitas que só passa um veículo, e com muitas vidas se perdendo. Tranquiliza-me saber que João Maia está nesta luta, porque sei de sua competência, já provada com o Contorno Rodoviário de Caicó”, disse Isaías Cabral, prefeito de Acari. O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo, elogiou a postura do DNIT, de vir à Parelhas e realizar a audiência. “É assim que se faz um trabalho, ouvindo as pessoas da região que será beneficiada. Afinal, somos nós que iremos utilizar essa estrada federalizada”.
O mesmo pensamento foi reforçado pelo prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes. Para ele, federalizar a estrada não é só unir as BR’s 427 e 230, mas ligar dois importantes Estados. “São 25 pontes estreitas, e não queiram saber o prejuízo que isso tem causado”. Representando a prefeita de Equador, Noeide Sabino o vice Joadi Gomes destacou a importância que a obra terá no escoamento da produção da região. “Somos um dos maiores fabricantes de telha, e todo esse escoamento passa por essa estrada e pelas nossas cidades. Já vi caminhões enganchados um no outro, motos que não conseguiram parar nas curvas”. O prefeito de São Fernando, Genilson Medeiros representou a Associação dos Municípios do Seridó. Para ele, a federalização assume uma importância ainda maior, quando passa sua responsabilidade para o Governo Federal, que dispõe de melhores recursos do que o Estadual. “É preciso que seja feita”, destacou.
O ex-prefeito e suplente de deputado, Antônio Petronilo, também fez questão de expor sua opinião na audiência. Para ele, a federalização vai proporcionar segurança para a população, já que os próprios motoristas e condutores se adequarão as normas do Código de Trânsito. “Quando não tinha fiscalização de capacete, todo final de semana acontecia oito acidentes graves. Sabe quantos acidentes hoje acontecem? quase nenhum. É por isso que eu defendo a federalização, não apenas pra salvar vidas, e sim pra não termos vergonha de sermos uma região com estradas ruins. E confiamos em você, João Maia como responsável pela realização desse sonho, que é a federalização da RN-086”.
O prefeito anfitrião Francisco Medeiros encerrou as oratórias, destacando a importância de vivermos numa região tão importante como o Seridó, com estradas de boas qualidades. “Isso trava o desenvolvimento. Nós temos que ter estradas melhores numa região que tem os melhores indicadores econômicos. E você, João Maia tem a responsabilidade de comandar esse processo pela federalização da RN-086”, finalizou.