JOÃO MAIA PARTICIPA DO FALEI PODCAST COM THAISA GALVÃO E FAZ REVELAÇÕES INÉDITAS

Deputado fala sobre saída do PL, chegada no PP e quem deve apoiar em São Gonçalo e Pau dos Ferros

O deputado federal João Maia (PP/RN), após se filar em seu novo partido, deu uma entrevista para o FALEI PODCAST COM THAISA GALVÃO, que foi ao ar nesta segunda-feira à noite, através do canal no YouTube. Em mais de uma hora de conversa, João Maia fala sobre a saída do PL, como recebeu o convite para ir para o Progressistas, passagens da sua vida política, entre outros assuntos, como eleições e escolhas em 2024.

João Maia começa a entrevista explicando sobre o processo construído para seu ingresso no Progressistas e as articulações da bancada do PP, do presidente Câmara, Artur Lira, e do deputado federal e atual Ministro dos Esportes, André Fufuca. 

Indagado sobre se teria sido convidado a sair do PL, João Maia foi enfático: “Considero a minha saída como o fim de um ciclo. Eu cumpri minha missão. Eu não guardo mágoa”, disse e acrescentou: “O PP me encantou. É um partido que não é uniforme. O partido sabe conviver com suas diferenças”, garantiu.

A jornalista Thaisa Galvão lembrou que João Maia nunca se negou a ajudar o Governo Fátima Bezerra e que por isso muitos consideram ele como o deputado “em cima do muro”. O parlamentar respondeu: Se muro for isso, deixa eu ficar lá porque funciona. Eu no governo Bolsonaro consegui muitos recursos para segurança, saúde, para o governo e municípios do Rio Grande do Norte, não tenho do que reclamar”, revela. 

Durante o Podcast, João Maia cita frases como: “Acho que a radicalização não faz bem para o Brasil”, quando falava sobre alguns posicionamentos do governo anterior e garante: “Sou o mesmo João Maia de sempre. A política deve ter mudado”, argumenta.

Feliz como o ato da sua filiação na última sexta (20), João Maia comenta o que significou sua filiação ao Progressista. “Foi um evento que me deixou muito feliz, foi um ato de respeito, pela intensidade, pela consideração. Tinha gente de todas as regiões, prefeitos e vereadores filiados e não filiados ao PP”, comemora.

O entrevistado conta como chegou no PL, sua história desde sua votação em 2006, seu trabalho como secretário do Desenvolvimento Econômico, no Governo Wilma, e também sobre os importantes Projetos de Lei que relatou. João Maia relembra que o primeiro parque Eólico instalado foi durante sua gestão. Em seus mandatos na Câmara relatou Projetos de Lei importantes, com a capitalização da Petrobras para investir no Pré-sal e a Lei do Gás. Explicou também sobre o marco legal das garantias de empréstimos, outro Projeto de Lei muito importante, assim como, o das debêntures de infraestrutura, que deve promover desenvolvimento da área econômica. João Maia falou, como economista, sobre a importância do emprego, a tecnologia e economia nacional. 

Questionado sobre os candidatos para 2026 para o Governo do Estado, João Maia diz que é preciso criar as condições primeiro para que o PP se fortaleça.  “O meu foco é eleger o maior número de prefeitos e vereadores para fortalecer os Progressistas nos municípios, para ser uma base que alavanque ainda mais o partido. É muito cedo para falar isso. Deixe ver como saímos em 2024. Eu tenho o que para colocar na mesa em 2026?”, questionou.

A convenção do Progressistas está marcada para o dia 8 de dezembro, quando João Maia deve ser conduzido à presidência estadual do partido. Questionado se iria ficar só com os nove prefeitos no PP, João diz que quer mais dois deputados para ter a liderança na Assembleia. “Eu acho que vamos ter filiação de mais prefeitos. Nove se filiaram na última sexta, e quero mais dois deputados estaduais para ter liderança. Quero fazer nossos encontros regionais, Seridó, Oeste, Agreste, Trairi-Potengi e Região salineira. Minha missão é fortalecer o Progressistas”, disse.

Sobre política em Natal: João Maia diz que não avançou nessa conversa, mas vai discutir com o diretório de Natal. Quem decide são os integrantes. “Eu converso com todos, mas a decisão é deles”, frisou.  

Quando o assunto foi o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, João Maia disse que: “O DNOCS já era do PP e apenas terá uma mudança do representante do partido e permanece a posição”, disse e adiantou que será uma mulher e se chama Carmen, que agora depende de ser liberada do Ministério da Saúde.

Thaisa Galvão perguntou a posição do deputado em São Gonçalo do Amarante e João Maia afirmou que o candidato a ser apoiado por ele será o vereador Geraldo Veríssimo. “Convidei Geraldo para se filiar ao PP para ser candidato a prefeito e ele ficou de me dar a resposta. Sempre gostei de Geraldo, é um político que trabalha”, garantiu.

Questionado sobre sua posição em Pau dos Ferros: “Se Leonardo for candidato pelo PP terá meu apoio”, afirmou João Maia.

Sempre com bom humor, João Maia também falou sobre sua esposa Shirley Targino, que deve assumir o PP Mulher, sobre os cinco filhos, Thiago, Elisa, João, Lucas e Maria, além de citar a natação como uma forma de se exercitar na praia de Ponta Negra.

Para conferir tudo no FALEI PODCAST COM THAISA GALVÃO é só acessar o canal no YouTube.

Deixe um comentário