ESTUDANTES DE UPANEMA CONQUISTAM CREDENCIAMENTO PARA APRESENTAR TRABALHOS EM NATAL E SÃO PAULO

Os estudantes do 6º e 9º ano da Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa conquistaram o prêmio de credenciamento para apresentar seus trabalhos na Mostra de Ciências e Tecnologia da Zona Norte (MOITEC/ZN), realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal-RN, e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece em São Paulo.   

O credenciamento foi conquistado durante a participação dos estudantes na XIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida entre os dias 19 e 20 de outubro no Parque de Exposições Expocenter, em Mossoró.

Com a orientação dos professores Aldefran Aderson e Fabíola Rochelly, as estudantes Indrid Vitória, Julia Peixoto e Layla Melissa, do 6º ano, alcançaram o prêmio para a MOITEC/ZN com o projeto cientifico que aborda o “Desenvolvimento de bolsas térmicas sustentáveis a partir de sacolas recicladas em Upanema/RN”, oferecendo uma oportunidade de explorar a reciclagem de sacolas e contribuir com o desenvolvimento de soluções mais sustentave3is na área de embalagens térmicas.

Já os alunos Dominyque Mistrainy, Emanuel Gentil e Gunnar Berg foram ainda mais longe, com o credenciamento para a FEBRACE, em São Paulo, por meio do trabalho “Ferramenta tecnológica para auxiliar a amarração de vassouras de palha de carnaúba em Upanema/RN”.

A pesquisa, sob a orientação dos professores Aldefran Aderson e Matheus Klisman explorou o potencial da tecnologia para apoiar a produção artesanal, diminuir o esforço físico aplicado no momento da amarração, além de promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cultura local. A ferramenta mostrou eficiência e servirá para que muitos produtores possam desenvolver a mesma ideia e assim contribuir significativamente nas suas atividades trabalhistas.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Deixe um comentário