UPANEMA: TECNOLOGIAS SOCIAIS CONTRIBUEM PARA AMPLIAR A PRODUÇÃO DE QUINTAIS PRODUTIVOS NO RIO GRANDE DO NORTE

Famílias de comunidades rurais do Rio Grande do Norte, que têm como fonte de renda a agricultura, contam com o suporte do Bioágua Familiar disponibilizado pelo Programa Viva Sabiá.

Para isso, a iniciativa socioambiental realizada pela PetroRenconcavo e a Fundação Banco do Brasil em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) utiliza, além das tecnologias, práticas educativas, socioeconômicas e ambientais destinadas prioritariamente às famílias residentes em assentamentos da reforma agrária.

Dentre os equipamentos utilizados para a ampliação da agricultura familiar está o sistema Bioágua, que realiza a filtragem das águas de consumo doméstico (banho, lavagem de roupa) para a produção de alimentos agroecológicos, que acontece por meio da irrigação por gotejamento.

Atualmente, o projeto social é realizado em comunidades rurais dos municípios de Assú, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Upanema, e atende, em especial, agricultores que produzem hortaliças como cenoura, beterraba, alface, coentro, couve, pimentão, tomate e berinjela para consumo e comercialização.

“Anteriormente, a água do consumo doméstico, que costumava ser descartada no solo do quintal, trazia danos para a família e animais. No entanto, com a implementação do Sistema Bioágua Familiar, ocorre a filtragem das águas cinzas/servidas, permitindo o aproveitamento dessas águas. Isso proporciona soberania e segurança alimentar para as famílias, uma vez que podem cultivar seus próprios alimentos de forma sustentável”, explicou Wildna Nascimento, gerente do Programa Viva Sabiá.

Também integram a lista de aparatos tecnológicos disponibilizados para os beneficiários os seguintes itens: cisternas de placas de 16 mil litros, reservatório que capta e armazena água da chuva e o aqualuz, equipamento de tratamento de água de cisternas usando a radiação solar, capaz de tratar até 30 litros de água por dia.

A triagem para que essas pessoas sejam beneficiárias acontece por meio de critérios técnicos e socioeconômicos, sendo o principal deles: famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioambiental.

“O bioágua é de grande valia porque antes, até para lavar roupa era uma dificuldade por eu não ter rede de esgoto. Era bastante esforço aparar a água usada e levar para outro local da casa. Hoje não, com o bioágua essa agua que não servia de nada será reaproveitada, vamos plantar, vamos colher e melhorar nossa alimentação”, declarou Vânia Maria, beneficiária residente da comunidade de Nova Trapiá.

Programa Viva Sabiá

Criado em 2021, a partir de um diagnóstico participativo com comunidades rurais localizadas no entorno dos campos de petróleo da PetroReconcavo (ativo Potiguar) no Rio Grande do Norte, o Programa Viva Sabiá atendeu, entre 2021 e 2022, 49 famílias fornecendo tecnologias de acesso à água potável (Aqualuz).

Dentre essas famílias, dez foram beneficiadas, também, com acesso à água para consumo humano (cisternas). Além disso, uma escola de ensino infantil foi atendida com dois sistemas Aqualuz que beneficia em especial, cerca de 55 crianças.

AVSI Brasil

A AVSI Brasil é uma organização, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ou emergência humanitária.

Dentre os projetos realizados estão o acolhimento de migrantes e refugiados da Venezuela, programa de aprendizagem para adolescentes, realização de atividades esportivas para crianças e outros.

Atualmente a associação atua nos estados do Piauí, Bahia, Amapá, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *