OPERAÇÃO VERÃO: SISTEMA ELÉTRICO DO LITORAL É INSPECIONADO COM TECNOLOGIA DE TERMOVISÃO

Varredura da Neoenergia Cosern identifica possíveis pontos de calor em cabos, transformadores, equipamentos telecomandados e subestações que atendem as praias

A Neoenergia Cosern está realizando um trabalho de manutenção preventiva do sistema elétrico do litoral com auxílio de uma nova tecnologia: a termovisão.

A ação faz parte da “Operação Verão” da distribuidora que começou em julho e vai até o carnaval e tem como objetivo reforçar a segurança com a população e o fornecimento de energia elétrica nos locais mais procurados pela população nessa época do ano.

“Estão sendo inspecionados cerca de 3.700 quilômetros de redes elétricas em 24 municípios litorâneos para identificar possíveis pontos de calor em cabos, transformadores, equipamentos telecomandados e nas subestações próximas às praias, beneficiando cerca de 260 mil clientes”, explica Thelmo Varela, gerente da Neoenergia Cosern.

Em todo estado, o emprego de termovisão nas inspeções já fez os dois veículos percorreram mais de 45 mil quilômetros em dois anos e meio em que estão em circulação.

Especificamente para a “Operação Verão”, a manutenção preventiva está concentrada nos municípios litorâneos de Tibau, Areia Branca, Macau, Guamaré, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Touros, Redinha, Ponta Negra, Pipa e nas praias da região metropolitana de Natal.

Como funciona a tecnologia
Manipuladas por dois técnicos por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior dos veículos, as câmeras fazem leituras de termovisão e podem gerar informações diretas ao Centro de Controle Operacional (COI) da Cosern, no Edifício-Sede, para que possíveis correções sejam feitas no menor tempo possível, evitando interrupções e aumentando a segurança e satisfação dos consumidores.

Lavagem da rede elétrica
Outra manutenção preventiva feita pela Neoenergia Cosern para reforçar o fornecimento de energia no verão é a lavagem da rede elétrica. A ação, que começou em julho e vai até dezembro, é realizada sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.

Estão sendo utilizados 612 mil litros de água desmineralizada para lavar cerca de 36 mil estruturas (entre cabos, isoladores, transformadores e subestações). O objetivo da lavagem é eliminar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do sistema elétrico.

A Neoenergia Cosern ressalta que a população sempre mantenha distância da rede elétrica. Para outras orientações de segurança, acesse o site www.cosern.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *