COSERN AVANÇA COM INSTALAÇÃO DE TECNOLOGIA NA REDE ELÉTRICA EM TODO ESTADO

76 novos equipamentos telecomandados foram instalados na rede elétrica em 18 municípios em 2021;

Tecnologia diminuiu de duas horas para menos de 60 segundos o tempo médio necessário para o reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica;

A Cosern segue avançando cada vez mais no emprego de tecnologia para minimizar os impactos de interferências de fatores externos (como queda de árvores e abalroamento de veículos em postes, por exemplo) na qualidade do fornecimento de energia elétrica a todos os potiguares.

Uma das apostas mais eficientes da distribuidora é o “Self-Healing” (auto reconfiguração, em inglês), uma tecnologia que permite a recomposição automática da rede para restabelecer o fornecimento de energia em menos de 60 segundos.

Em 2020, a Cosern instalou 269 equipamentos telecomandados na rede elétrica do estado. De janeiro até 27 de abril, já foram instalados mais 76 equipamentos desse tipo em 18 municípios, beneficiando 185 mil famílias em todas as regiões do estado. No total, a Cosern já tem 1.445 equipamentos telecomandados em toda rede elétrica.

De acordo com Francis Mary Freire de Souza, engenheira eletricista responsável pela área de Desempenho da Cosern, “esse investimento em Self Healing faz parte das iniciativas da Cosern para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), tendência mundial na distribuição de energia elétrica”. ​​​

Melhora na qualidade do fornecimento
Com esse e outros investimentos em tecnologia, a qualidade do serviço prestado pela Cosern melhorou cerca de 460% de 1997, ano da privatização, para cá. Na última pesquisa realizada pela Abradee – Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil, divulgada no segundo semestre de 2020, a Cosern obteve um Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), 82,5, 4ª posição no Brasil. Em março, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, reconheceu a Cosern como uma das três melhores distribuidoras do Brasil e a melhor do Nordeste com mais de 400 clientes, em qualidade do fornecimento.

Deixe um comentário