NOVEMBRO AZUL: CÂNCER DE PRÓSTATA É TEMA DE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA COLÔNIA DE PESCADORES

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do de pele não-melanoma, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para conscientizar os homens que trabalham com a pesca sobre este quadro, na quarta-feira (25), a Colônia de Pescadores Z-52 promoveu uma palestra acerca do tema central da campanha Novembro Azul.

O que é a próstata, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata – considerado um câncer da terceira idade, já que possui maior prevalência em homens a partir de 65 anos – foram apresentados pela enfermeira Elinne Gonçalves, que integra o quadro da Secretaria Municipal de Saúde de Upanema.

A enfermeira e palestrante Elinne foi convidada pelo presidente da Colônia, Dedé de Cafu, e falou sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento para a doença localizada pode incluir cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal. A escolha do tratamento adequado deve ser definida de forma individualizada e com médico especialista.

Deixe um comentário