PORTUGAL APREENDE 1 TONELADA DE COCAÍNA ORIUNDA DO RN NO VALOR DE US$ 49 MI

Grande Ponto – A polícia apreendeu na última terça-feira (04) mais de uma tonelada (1.102 kg) de cocaína, o equivalente a 49 milhões de dólares, e prendeu sete pessoas a bordo de um barco de pesca brasileiro em uma apreensão de drogas nos mares de Portugal apoiada por agências de crimes internacionais. As informações são do portal Terra.

Segundo apurou a Tribuna do Norte, a cocaína apreendida no barco de pesca saiu de Natal, conforme informou ao jornal a Receita Federal. A apreensão aconteceu entre Cabo Verde e os Açores no último fim de semana, mas só foi divulgada nesta terça-feira (04) pelas autoridades estrangeiras.

A polícia portuguesa encontrou 50 bolsas de tecido cheias de cocaína, aparentemente destinadas ao mercado europeu continental, dentro de um compartimento especialmente projetado e de difícil acesso da embarcação de pesca. Os suspeitos presos eram todos estrangeiros com idade entre 36 e 64 anos.

Intitulada “Areia Branca”, a operação anti-drogas teve início após uma troca de informações entre autoridades brasileiras e portuguesas e foi assistida pelo órgão norte-americano Drug Enforcement Administration (DEA) e pela britânica National Crime Agency.

Em dezembro, um estudo realizado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, agência europeia com sede em Lisboa, revelou que novas gangues estavam adentrando os mercados de cocaína na Europa, estabelecendo redes de contrabando que ligam diretamente produtores da América Latina a consumidores europeus.

A produção global de cocaína atingiu um pico recorde de 1.410 toneladas em 2016, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Deixe um comentário