AUDIÊNCIA COM O BANCO DO NORDESTE LEVA DEZENAS DE AGRICULTORES A CÂMARA MUNICIPAL

Atendendo o Requerimento apresentado pelo vereador Aisamaque Dalyton (PT), a Câmara Municipal de Upanema realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a audiência pública com o Banco do Nordeste (BNB) para discutir a Lei Federal n° 13.340, que autoriza a liquidação e a renegociação das dívidas de crédito rural contraídas pelos agricultores do Norte e Nordeste do país.

O evento contou com a participação dos vereadores Aisamaque Dalyton (PT), Edson Bezerra (PP), Franklin Moura (PRP), Higor Tallyson (PTN), Ibamar Costa (PR) e o presidente da Casa, Monthalggan Fernande (PSB); além do Gerente de Negócios do Pronaf da agência do BNB em Mossoró, Francisco Fernandes de Oliveira Filho; presidente de associações rurais Antônia Gondim (Esperança), Assis Macedo (Sabiá), Diogo Garcia (Capim Grosso),                      Francisco  Mendonca (Baixa do Juazeiro),                       José Francisco (Sombreiro), Marcos Fernandes (Monte Alegre I),                    Maria da Conceição (Nova Vida), Maria Veridiana (Lagoa Vermelha), Paulo José (Retiro), Ramilson Nunes da Rocha (Piracicaba)         e               Sebastião Cid (Bo’água II); vice-presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Maria Célia; Tarcísio Teixeira da  Etagro e                       Francisco Leonardo representando o Núcleo Sertão Verde.

O Plenário “Francisco Eugênio Freire” ficou completamente lotado com a presença de dezenas de homens e mulheres que trabalham diretamente no campo.  “Essa foi uma grande oportunidade que a Câmara trouxe para nós, agricultores de Upanema, que já estávamos sem esperança de conseguir pagar as nossas contas, em razão desses últimos cinco anos de seca”, ressaltou o agricultor José Francisco, popularmente conhecido por Duda.

“Hoje nós tivemos a oportunidade de reunir os agricultores, entidades técnicas, e esclarecer muitas dúvidas sobre quem tem direito e a porcentagem de enquadramento de cada agricultor. Também avaliamos como positivo o retorno da agência itinerante do banco aqui no município, fazendo com que os agricultores possam ter acesso a todas as informações necessárias aqui em mesmo em Upanema, sem precisar se deslocar até a agência em Mossoró”, destacou o vereador Aisamaque.

Durante o encontro, José Francisco apresentou os parâmetros da Lei Federal n° 13.340, explicando e tirando as dúvidas do homem do campo em relação aos bônus, condições, valores de enquadramento, prazos e como são feitas as renegocias. “O Banco do Nordeste tem todo interesse em investir na agricultura de Upanema, e nós agradecemos a parceria e iremos trabalhar para fortalecer os laços que são importantes para a economia da cidade”, ressaltou Francisco Fernandes.

Deixe um comentário