PREFEITO E SECRETÁRIAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE USO CORRETO DE RECURSOS FEDERAIS

O prefeito Luiz Jairo e as secretárias municipais Alana Aretha (Assistência Social), Goreth Sales (Saúde), Kátia Medeiros (Finanças e Planejamento) e Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto) participaram nesta segunda-feira (06) do Encontro Município Transparente, no auditório da Escola de Governo, em Natal. O evento foi promovido pela Controladoria geral da União (CGU) com objetivo de orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais.

A programação incluiu temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. Foi apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país.
 
Luiz Jairo destacou que é sempre importante a equipe da gestão municipal participar desses eventos para ter a oportunidade de reciclagem, de agregar informações novas, de um órgão importante como a CGU. “Trata-se de uma capacitação por demais importante para que a gente possa evitar erros, crimes de responsabilidade, uma vez que as leis estão aí para a gente cumprir e é importante que elas estejam bem claras na cabeça dos gestores para, repito, evitar erros”, ressaltou.
 
O prefeito acrescentou que a capacitação foi também uma oportunidade para que Upanema possa melhorar na transparência, na forma de proceder nas licitações e execução dos recursos, bem na prestação de contas dos convênios federais. “São conhecimentos que agregam valor aos participantes e, consequentemente, à gestão municipal”, concluiu Luiz Jairo.

A coordenadora municipal de Educação , Marilene Cruz, também participou da capacitação.
 
Fonte: Magnos Alves – Coordenadoria de Comunicação

Deixe um comentário