EXÉRCITO SUSPENDE ABASTECIMENTO COM ÁGUA DA BARRAGEM DE UMARI NA PARAÍBA APÓS MORTE DE PEIXES

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

As últimas chuvas em Upanema trouxeram como consequência a mortandade de aproximadamente 120 toneladas de peixes criados em viveiros na Barragem de Umarí, devido à baixa oxigenação na água, provocada pela lâmina d’água que entrou na represa durante a chuva de segunda-feira (18).

Além do prejuízo estimado em cerca de 1 milhão de reais, o 16° Regimento de Cavalaria Mecanizada – RECMEC do Exército Brasileiro em João Pessoa (PB), suspendeu o abastecimento com a água do reservatório em todos os municípios em que eram atendidos pela Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, por suspeitas de contaminação da água.

Ontem, logo que tomou conhecimento, o Exército enviou uma equipe ao local para averiguar o risco de contaminação da barragem. O acompanhamento teve início hoje, quando duas equipes de fiscalização estiveram na cidade para a coleta da água que será analisada. O abastecimento ficará suspenso na barragem até a divulgação do resultado da análise. Até lá, o exército informou que está em busca de um novo reservatório.

A Barragem de Umari, que é o terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, e está com menos de 26% de sua capacidade total.

Deixe um comentário