O OURO INCOLOR

A escassez das chuvas nestes últimos anos tem deixado as fontes e reservatórios de água cada vez mais secos, principalmente na região nordeste. No RN, as regiões do Seridó e alto-oeste enfrentam uma crise hídrica sem precedentes!

Upanema, em contrapartida, como um ilha paradisíaca, dispõe, pela graça de Deus, de pelo menos três grandes fontes de água potável, a saber: A barragem de Umari, no rio Upanema, 3° maior reservatório hídrico do estado, o qual auxilia no abastecimento d’água nas muitas cidades vizinha e ainda na Paraíba; o reservatório subterrâneo do Sítio Bom Jesus, que corre nas torneiras residenciais de Upanema ao longo de muitas décadas; e a Fonte de água Mineral Moriá, que exporta toda esta riqueza para o mundo.

A despeito disto, existe ainda uma 4ª fonte absurda de águas em Upanema (quase esqueci dela): a do recinto da CAERN municipal, que desperdiça constantemente um grandiosa quantidade de águas pelos esgotos da cidadela. Isto mesmo: estamos estruindo muitíssima água! É triste dizer, mas esta cidade acorda diariamente ao som da correnteza da água que passa pelas avenidas Manoel Gonçalves e Antônio Vitorino! (quem mora lá sabe). Isto é, com certeza, tentar o próprio Criador Eterno!

Percebe-se que este incomensurável tesouro líquido pode acabar sem dar aviso prévio, deixando um rastro caótico para todos nós.
Usemos com consciência e respeito este recurso indispensável, valorizando-o e preservando-o enquanto dispomos.

Pelo respeito aos nossos conterrâneos e em favor das futuras gerações,deixemos, pois, este legado, como prova de nosso amor para com Upanema!

Fica aqui a denúncia!

* Texto de Paulo Victor

Deixe um comentário