EM CONFERÊNCIA, SOCIEDADE APONTA CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Apontar os caminhos que possam melhorar a assistência às famílias mais carentes, aos idosos, as crianças, enfim, ao público em situação de vulnerabilidade de uma forma geral, esse foi o objetivo de todos que participaram da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Upanema realizada na manhã desta sexta-feira (7) pela Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Com o auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserpup) lotado, o vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, representantes de diversas entidades, adolescentes e população em geral discutiram propostas para nortear as ações em assistência social pelos próximos 10 anos.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Juninho, representando o prefeito Luiz Jairo que retornava de compromissos em Brasília; secretárias Rivanda Bezerra (Assistência Social), Cinthia Lianne (Governo e Patrimônio), Jane Maria (Administração e Recursos Humanos) e Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto); vereadores Ferrari Oliveira (Dem) e Ibamar Costa (PR); articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Costa; além dos adolescentes dos Nuca’s, idosos, famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, estudantes universitários e representantes dos conselhos municipais da Juventude e dos Direitos da Criança e dos Adolescentes e população em geral.

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, a conferência contou com apresentações culturais feitas por adolescentes assistidos pelo Município, um levantamento das ações em assistência social desde 1996 e a prestação de contas das atividades que estão sendo e que serão realizadas ao longo do ano de 2015. Jovens que tiveram talentos diversos desabrochados e lapidados nas atividades da secretaria também participaram do evento mostrando a importância dessas ações.

Os participantes também foram divididos em grupos para apresentarem propostas que possam ajudar no desenvolvimento da assistência social em Upanema. Entre as propostas apresentadas estão construção de abrigo para idosos em situação de abandono, efetivação do cofinanciamento do Governo do Estado; ampliação da inclusão de pessoas com deficiências nos programas e projetos sociais, melhorar divulgação das reuniões dos conselhos.

A secretária Rivanda Bezerra destacou o esforço que a prefeitura tem feito para atender as demandas da área. “A realidade da política de assistência social de Upanema constitui um dos grandes desafios desta gestão, mas é com desafios cada vez mais complexos que temos oferecido resposta às demandas exigentes, junto com os órgãos governamentais e não governamentais e demais lideranças da nossa Upanema,”, ressaltou.

A conferência foi concluída com a eleição dos delegados de Upanema para a Conferência Estadual:

Representando o Município

Titular

Iara Balbino

Suplente:

Elma Carvalho

Representando os usuários

Titular

Ana Maria Fernandes

Suplente:

Lusineide Maria da Silva

Confira a cobertura fotográfica no https://www.facebook.com/prefeituradeupanema

Deixe um comentário