A Prefeitura de Upanema, através dos Agentes de Endemias, está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue e também da febre Chikungunya, quando infectado pelo vírus CHIKV.
Os agentes alertam que a atenção com o mosquito deve ser redobrada e os cuidados já conhecidos pela população não podem ser esquecidos, como evitar o acúmulo de água limpa e parada; encher pratinhos de plantas de areia; evitar o acúmulo de água em calhas, garrafas, latas e pneus; entre outros já bastante conhecidos.
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), Lázaro França, foi contratado pela Prefeitura de Upanema para reforçar o combate a dengue e destaca que o trabalho realizado ao longo ano apresentou ótimos resultados, incluindo a redução do índice de infestação predial. “No início do ano, Upanema tinha um índice de 7% e chegamos ao final do ano com 2.3%”, ressalta.
O índice de infestação predial aponta a existência de larvas do Aedes aegypti e quando mais alto maior o risco de uma epidemia de dengue. Lázaro França adianta que o trabalho dos agentes de endemias será reforçado ainda mais a partir de janeiro para reduzir o índice ao mínimo possível. “O ideal é ficar abaixo de 1% e é esse índice que vamos buscar, mas só teremos sucesso com o apoio da população”, afirma.
Veja como eliminar o Aedes aegypti:
– Evitar o acúmulo de água limpa e parada;
– Encher pratinhos de plantas de areia;
– Evitar o acúmulo de água em calhas, garrafas, latas e pneus;
– Manter lixeiras, vasos sanitários e caixas d’água fechadas;
– As piscinas devem ser cobertas com lonas bem esticadas;
– Ralos externos, canaletas para drenagem da água e fossos de elevador devem ser tampados;
– Recolher entulhos do quintal.