PROJETO ENVOLVA-SE LEVOU À REFLEXÃO SOBRE PROTAGONISMO CIDADÃO

Coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann - créditos Gildenor RodriguesA cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi mais um município que recebeu a oficina do projeto Envolva-se – Práticas para a Cidadania. O evento foi realizado nessa terça-feira, dia 22 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mossoró. Conhecida por promover reflexões relacionadas ao protagonismo cidadão e a comunicação comunitária, a iniciativa reuniu cerca de 90 lideranças locais e dos municípios vizinhos, Upanema, Carnaubais, Felipe Guerra, entre outras regiões.

Para Thiago Cavalcanti, estudante de Direito e vereador de Carnaubais, o Envolva-se faz um convite aos cidadãos brasileiros. “As pessoas sempre têm o hábito de achar um culpado para os problemas na sociedade. Elas reclamam da família, da escola, do governo, mas muitas vezes não percebem que fazem parte de tudo que acontece, que elas também são agentes de transformação e podem mudar a realidade da sua casa, do seu bairro e da sua cidade”,considera.

O Envolva-se é um projeto que integra toda a comunidade. A dinâmica “nossas histórias” permitiu aos participantes conhecer iniciativas de cidades vizinhas, como o projeto Abelhar, de Felipe Guerra, que busca o desenvolvimento da criança e do adolescente por meio da arte. Além disso, a oficina ainda proporcionou reflexões sobre o uso das ferramentas de comunicação. Francinete Ferreira, agente comunitária de saúde, que também participou do programa Agenda 21, da Petrobras, em Carnaubais, relata ter ficado encantada com a possibilidade do uso do rádio, em sua comunidade. “Percebemos, que é possível utilizar essas ferramentas, a partir da organização dos cidadãos”, destaca.

A série de oficinas oferecidas pelo Projeto Envolva-se está rodando o país com o propósito de estimular o engajamento social e a promoção de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ao todo, 21 municípios brasileiros serão contemplados pelo projeto. O evento é uma realização do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (InComun), em parceria com a empresa Signi, e com o patrocínio da Petrobras. A próxima oficina do Envolva-se acontece amanhã, 24 de julho, em Fortaleza, no Ceará. Ainda receberão a oficina os municípios de São Mateus e Vitória, no Espírito Santo, Carauari, Coari e Manaus, no estado do Amazonas.

Deixe um comentário