AGRICULTORES DO MONTE ALEGRE ACOMPANHAM A COLHEITA E ENSILAGEM MECANIZADA DA PRODUÇÃO

Uma novidade chamou a atenção dos agricultores do projeto de assentamento Monte Alegre I no último sábado, 18, durante o projeto Ação Cidadão realizado pela Prefeitura de Upanema. Eles acompanharam, pela primeira vez, a colheita e ensilagem mecânica da produção com a utilização da ensiladeira.

A demonstração da ensiladeira foi realizada na propriedade do agricultor Antônio Bezerra de Souza, que plantou nove hectares de sorgo e teve toda a produção colhida e ensilada pela máquina da prefeitura, sob o olhar de vários outros pequenos agricultores.

A utilização da máquina representou economia para o agricultor e rapidez na execução do serviço. “Esse serviço sempre foi feito de forma manual e eu tinha que contratar outras pessoas. Com a máquina cedida pela prefeitura eu economizei dinheiro e tempo, pois a colheita é bem mais rápida”, declarou Antônio Bezerra.

O agricultor informou que a ensilagem da produção vai ser armazenada para alimentar os animais durante o período de seca. “Nós temos muitas dificuldades com água durante a seca e, por isso, é importante guardar o alimento dos animais”, observou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira, e o médico veterinário, Moab Fernandes, participaram da demonstração e explicaram como acontece todo o processo, além de alertarem os agricultores para a importância de armazenar alimento para os animais. “Infelizmente, no semiárido nordestino, quem não dispõe de uma estrutura, se vê obrigado a vender parte dos animais para não ver todo o rebanho morrer, ou seja, eles vendem um para manter outro vivo. A aquisição da ensiladeira tem, justamente, o objetivo de incentivar a armazenagem de ensilagem para alimentar os animais no período de seca, evitando assim maiores prejuízos para os criadores”, ressaltou André.

Durante o projeto Ação Cidadão, a prefeitura também distribuiu água através de carros-pipa, além de palestra e atendimento comunitário com Moab Fernandes e visitas domiciliares para cadastro dos agricultores.

Deixe um comentário