PREFEITURA SE INSTALA NO NOVA VIDA COM DIVERSOS SERVIÇOS NO AÇÃO CIDADÃ

A Prefeitura de Upanema deixou a sua sede e se instalou na zona rural no último sábado, 12, precisamente no projeto de Assentamento Nova Vida. Foi o lançamento do projeto “Ação Cidadã”, que levou diversos serviços públicos à comunidade.

Saúde, educação, obras, agricultura, ação social, esporte, entre outros serviços, juntos em um único dia para atender a centenas de pessoas, de crianças a idosos. O prefeito Luiz Jairo, vice-prefeito Juninho, secretários, vereadores, coordenadores e outros colaboradores do Município participaram das ações, realizadas das 8 às 13 horas, na sede Associação Rural do Nova Vida, Escola Municipal Antônio Paula da Silva e na Unidade Móvel Odontológica.

Na saúde, as famílias do Nova Vida acessaram consultas médicas, procedimentos odontológicos, nutricionista, vacinas, aferição da pressão arterial, orientações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, cuidados para combater o mosquito da dengue, entre outros. Extração de dentes, aplicação de flúor e distribuição de escovas também fizeram parte da ação.

O agricultor Francisco Gilvan aproveitou o Ação Cidadã para fazer uma consulta médica. Ele afirmou que a iniciativa da prefeitura foi importante para toda a comunidade. “Essa iniciativa é boa porque quando a gente se desloca até a cidade a gente tem dificuldades devido à demanda ser muito grande. E aqui o atendimento foi muito rápido e médico é muito bom”, destacou.

O Ação Cidadã foi também um momento para avaliação da educação municipal. A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto instalou uma ouvidoria para que a comunidade local opinasse sobre esse serviço. “Nós trouxemos a ouvidora para ouvir os pais, os alunos para saber a opinião deles sobre a gestão da escola, o trabalho dos professores, o transporte e a alimentação escolar. Então, nós estamos mais próximos da comunidade para discutirmos essas questões para aprimorarmos a cada dia a qualidade da educação”, declarou Leonilde Sobral, secretária da Educação, Cultura e Desporto.

Dúvidas sobre os programas sociais desenvolvidos pelo Município também foram tiradas através da Secretaria da Assistência Social, não só no espaço destinado ao Ação Cidadã, mas também de casa em casa. “Não ficamos apenas esperando que a população viesse até nós. Fomos até a casa de cada um para mostrar nossas ações e tirar as dúvidas que existiam”, observou Rivanda Bezerra, secretária da Assistência Social.

A comunidade, especialmente as crianças, também teve o primeiro contato com as atividades físicas através de um pequeno circuito de exercícios montado pela educadora física Kallya Hammara. A parte cultural ficou por conta da apresentação da Banda Filarmônica Ivaldete Basílio e de artistas que fazem parte dos projetos da Secretaria da Assistência Social.

As estradas de acesso ao Nova Vida também foram recuperadas e a patrulha mecanizada da prefeitura também foi colocada à disposição do homem do campo para executar desde o corte de terra à ensilagem da produção. O prefeito Luiz Jairo fez ainda a inauguração da reforma da quadra de esportes e assinou a ordem de serviço para construção da unidade básica de saúde da comunidade.

O presidente da Associação Rural do Nova Vida, Raimundo Francisco (Bujão), enalteceu a parceria da prefeitura com a comunidade desde o ano passado. Bujão disse que o prefeito Luiz Jairo tem atendido a todas as solicitações, entre elas, máquinas para a produção da lavoura. “A reforma da quadra de esportes e a construção da nossa unidade de saúde provam que o prefeito está trabalhando para melhorar a vida da nossa comunidade”, opinou.

O vice-prefeito Juninho disse que o Ação Cidadã é uma iniciativa importante por trazer a prefeitura para mais perto da população, especialmente por se tratar de comunidades carentes localizadas na zona rural. “Estamos aqui hoje para que a população que existe uma preocupação da gestão atual com o povo de uma forma geral, da cidade ao campo”, salientou.

O prefeito Luiz Jairo declarou que a ação desenvolvida no Nova Vida era apenas o início de uma série de atividades que serão desenvolvida em toda a zona rural de Upanema. “Hoje é um dia importante para o Nova Vida pelos serviços que estão sendo prestados, mas essa é uma ação que vamos estender para toda as comunidades rurais”, adiantou.

Luiz Jairo disse ainda que a ação não resume aos serviços prestados durante o projeto. “A prefeitura também está aqui para ouvir as demandas da população para que estas possam ser atendidas posteriormente. Hoje nós já estamos trazendo algumas melhorias, que serão ampliadas posteriormente com a adoção de outras medidas para atender os anseios da comunidade”, concluiu.

Deixe um comentário