SITUAÇÃO DO BANCO DE SANGUE DO HEMOCENTRO DE MOSSORÓ CHEGA A ESTADO CRÍTICO

Doacao de sangue 2014Coleta retira entre 400 e 450ml de sangue

O Hemocentro de Mossoró encontra-se novamente em situação muito complicada. Durante o ano anterior, a unidade enfrentou diversas dificuldades e realizou várias campanhas tentando ampliar o seu estoque de sangue, porém, no início de 2014, o banco chegou a zero, de acordo com informações de funcionárias do Hemocentro.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Lenita Helena, a última semana foi de extrema dificuldade para a instituição. Segundo a assistente, na última quarta-feira (8), o estoque do banco de sangue ficou totalmente zerado, gerando grande preocupação, tanto nos membros da unidade, como nos pacientes carentes de sangue.

Ela comenta que nos dois dias seguintes o número de doações subiu gradativamente, graças aos apelos feitos pelo órgão na imprensa e nas redes sociais. Segundo ela, na quinta-feira, 100 doações foram feitas, e ontem, mais 100 pessoas doaram sangue. Porém, o estoque ainda é muito baixo, o que preocupa os organizadores do Hemocentro.

Lenita Helena comenta que o mês de janeiro em geral é um período complicado para todos os bancos de sangue do país devido às férias, além do aumento no número de festas e de viagens, que afastam as pessoas de seus habituais compromissos com o Hemocentro, e ainda potencializam o número de acidentes e inconvenientes que aumentam o gasto de sangue do estoque.

Ao visitar a sede do Hemocentro Regional de Mossoró, na tarde de ontem, a reportagem do O Mossoroense encontrou duas jovens portuguesas, Ana Marques e Ana Nunes, que fazem intercâmbio em medicina na Universidade do Estado do Rio grande do Norte (Uern). As duas realizaram sua primeira doação de sangue na vida e deixaram um importante recado para os mossoroenses.

“Vimos a situação do Hemocentro porque convivemos diariamente com a realidade dos hospitais por conta do nosso curso. Sabemos da importância da doação de sangue e convidamos todos a fazerem isso, pois a situação ainda está ruim”, comentaram as jovens portuguesas.

Lenita Helena relembra que a doação de sangue requer um pequeno, porém importante, processo que pode inviabilizar a ação. Primeiramente, exames básicos são realizados, para identificar estado de saúde do doador, posteriormente, uma entrevista é realizada a fim de identificar comportamentos ou atitudes inadequadas para um doador, e pôr fim a coleta, que retira entre 400 e 450ml de sangue.

Igreja promove ação para aumentar número de doadores

Hoje, a partir das 8h, será realizada uma atividade solidária em prol do Hemocentro, promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os populares mórmons.

A atividade terá a presença do ônibus do Hemocentro na sede da Igreja, que fará coleta e estoque de sangue de doadores no local do evento.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Ângela Nascimento, a atitude vem para reafirmar a parceria do Hemocentro com a Igreja, já que ambas já fizeram parceria em outras oportunidades.

Ela relembra que é muito importante a participação de todos, uma vez que a situação do centro é grave, colocando em risco a vida de muitas pessoas.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Deixe um comentário