PREFEITURA VAI PERFURAR CINCO POÇOS PARA GARANTIR ÁGUA NA ZONA RURAL

A Prefeitura de Upanema, em parceria com o Governo do Estado, vai perfurar cinco poços para garantir acesso à água na zona rural. Quatro localidades rurais já foram selecionadas e em breve os poços serão perfurados.

Para dar agilidade ao processo, o prefeito Luiz Jairo acompanhou na tarde da última quinta-feira, 05, o geólogo Jadson Melo Rebouças, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) no processo de locação dos poços. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hermes Freire, e o vereador Ibimar Costa (PR) também acompanharam parte das visitas.

O prefeito e o geólogo visitaram as localidades de Salgadinho, Pereiros, Barro Branco, Aroeira e Sítio Carrasco. Nas duas primeiras, o geólogo observou que não era possível perfurar poços com a máquina que está sendo cedida pelo Estado. “Essa máquina só perfura poços em áreas de rochas cristalinas, o que não é o caso dessas localidades, que estão em áreas sedimentares”, explicou o especialista.

Ao final das visitas, quatro localidades foram selecionadas: Barro Branco, Aroeira, Sítio Carrasco e Retiro. O outro local será escolhido no momento em que os primeiros poços começarem a ser perfurados.

Cada perfuração leva em média 8 horas. Após esse processo, a prefeitura será responsável pela instalação do poço. O prefeito Luiz Jairo declarou que a perfuração dos poços faz parte de um pacote de ações que vem sendo desenvolvidas pela prefeitura para ampliar a oferta de água para as famílias que vivem na zona rural. “Desde o início do ano temos dado atenção especial para a questão da água, seja através da recuperação de poços, cataventos, ampliação dos carros-pipas, entre outras medidas. O objetivo é que não falte água para o homem do campo”, afirmou o prefeito.

A perfuração de novos poços é motivo de alegria para o homem do campo. O agricultor Ezequiel Ferreira (Neto), morador do Barro Branco, disse que ficou muito feliz em saber que seria perfurado um poço para a sua comunidade. Ele disse que na localidade existe um pequeno açude, mas este não consegue manter água nos períodos de seca. “No ano passado sofremos muito com a falta de água porque o açude secou”, relatou o agricultor.

A perfuração dos poços é uma parceria entre a Prefeitura de Upanema e o Governo do Estado, através da Associação dos Municípios do Oeste do RN (Amorn). O Estado cede à máquina e o Município é responsável pela instalação do poço. “Já depositamos antecipadamente os recursos correspondentes pelo serviço de instalação para assegurar os poços”, observou Luiz Jairo.

Alternativa – as localidades que não poderão receber os poços agora não ficarão desassistidas. Luiz Jairo informou que vai buscar alternativas para atender também a essas comunidades. “Vamos estudar qual a melhor alternativa, que pode ser a construção de uma pequena adutora para pegar água na barragem de Umari ou a perfuração de poços com outro tipo de máquina perfuratriz. Vamos trabalhar para levar água para todas as áreas necessárias. Isso é uma certeza”, argumentou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *