PLANO DE CARGO, CARREIRA E SALÁRIO DO MAGISTÉRIO

Na última terça feira o prefeito e sua equipe administrativa financeiro estiveram reunidos com alguns integrantes do SINDSERPUP na sede da prefeitura municipal. Não pude comparecer a essa reunião devido estar trabalhando no momento. Mas segundo informações que obtivemos do próprio presidente do Sindicato, o desenrolar da reunião se deu de forma tranquila, com pontos positivos e negativos.

Segundo o professor Anatécio, o prefeito apresentou sua contraproposta analisando dois pontos:

•    Limite prudencial;

    Perspectiva de aumento do piso salarial.

O prefeito apresentou uma tabela salarial possível de ser implantada no primeiro mês de 2014, com uma real proposta de carreira, diferenciando os profissionais por níveis, como tinha que ser. Vale lembrar que nos últimos anos os professores de nível superior e especialista tiveram seus salários tão achatados que praticamente não existe hoje mais nenhuma diferença entre o professor de nível médio, professor de nível superior e pós-graduado. A proposta do Sindicato apresentada ao prefeito visa consertar essa grave deformidade.

Para organizar essa tabela alguns professores terão ajustes salariais próximos de mil reais enquanto que outros terão valores bem inferiores a esse acrescidos em seus salários.  Esses ajustes foram feitos para organizar os professores por níveis. Tudo isso vai ser feito, garantiu o prefeito Luiz Jairo.

Para o Sindicato, a contraproposta do executivo é louvável até certo ponto. A perspectiva de termos de volta a carreira garantida é sem dúvida muito importante sendo o cerne da luta dos trabalhadores em educação. Mas na visão do presidente do Sindicato, os valores que diferenciam os níveis (Médio, Superior, Especialista, Mestrado e Doutorado) apresentados na contraproposta do executivo é que não representam uma valorização almejada pela categoria. Segundo o presidente a proposta apresentada é de 20%, 5%,10% e 15% respectivamente.

Por sua vez, o prefeito disse que é impraticável permanecer com os percentuais estabelecidos pelo Sindicato em sua proposta, e que seu esforço é garantir que o Plano seja realmente aplicado com valores possíveis de serem pagos e garantindo a funcionalidade da carreira do profissional. “De que adianta ter valores como 50%, 20%, 30% e 40% para diferenciar os níveis médio, superior, especialista, mestrado e doutorado se a prefeitura não tem como pagar?” Disse o prefeito. E acrescentou: “Estamos dando aos professores uma perspectiva concreta, garantindo a carreira e nos comprometendo em atualizar o Plano todos os anos”.

A Secretária de Educação, Leonilde Sobral esteve presente em todas as negociações, mostrando inclusive muita habilidade para negociar, uma vez que a mesma usufrui de uma boa convivência com o Sindicato. “Com essa proposta demos o primeiro passo para grandes conquistas que virão, pois o prefeito Luiz Jairo tem demonstrado em todas as reuniões que sua vontade é de implantar um Plano que dê ao Professor vantagens reais em sua carreira”. Disse a Secretária.

Deixe um comentário