PREFEITURA CAPACITA AGENTES DE ENDEMIAS PARA COMBATE À DENGUE

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria da Saúde, em parceria com a coordenação do Programa de Combate à Dengue da 2ª Regional de Saúde Pública (2ª Ursap) iniciou, nessa segunda-feira, 02, na sede da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, curso de capacitação para os agentes de endemias. O curso segue até a próxima quinta-feira, 05, e tem o objetivo de preparar os agentes para o combate à dengue.

O curso está sendo ministrado pelo técnico em saúde pública, Braz Davi, e pelo Coordenador do Programa de Combate à Dengue da 2ª Ursap, Lazaro França.

A secretária da Saúde, Fernanda Kallyne, destacou que o curso objetiva qualificar os agentes para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. “A qualificação dos profissionais, aliada com as estratégias traçadas são fundamentais para reduzir a ação do mosquito. A dengue se tornou uma doença comum, mas é perigoso e pode levar o paciente até a morte”, ressaltou a secretária.

Lázaro França falou que é importante capacitar os agentes e desenvolver todos os tipos de ações possíveis para manter a dengue sob controle. “Upanema se encontra em situação tranqüila, mas é preciso ser manter atentos para evitar epidemias”, alertou.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde Pública, o número de casos de dengue foi reduzido em mais de 70% neste ano em Upanema, em relação ao ano passado. “Esse dado positivo deve-se ás ações desenvolvidas pela prefeitura, como os mutirões de combate ao mosquito”, argumentou Fernanda Kallyne.

Fonte: Prefeitura de Upanema

Deixe um comentário