PESQUISA MOSTRA QUEDA NO NÚMERO DOS QUE SE DIZEM CATÓLICOS ENTRE OS JOVENS DE 16 A 24 ANOS

Em meio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada no Rio de Janeiro até o dia 28 e a vinda do papa Francisco ao Brasil, uma pesquisa do Data Popular aponta que menos da metade dos brasileiros entre 16 e 24 anos são católicos. Segundos os dados, 44,2% dos jovens entrevistados se declararam católicos, 37,6% protestantes/evangélicos, 6,7% de outras religiões e 11,5% afirmaram não possuir religião.

Os números divergem do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontava para um percentual de 63% de católicos entre jovens com idade entre 15 e 24 anos. No entanto, ainda segundo o órgão, o percentual de católicos no país recuou de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.

A nova pesquisa do Data Popular mostra que entre os brasileiros com mais de 50 anos, o percentual de católicos é maior, quando 57,9% dizem que pertencem a essa religião. 27% são evangélicos/protestantes, 11,1% de outras religiões e 4% não possuem.
A pesquisa também mostra que os católicos são os menos assíduos à igreja entre o público com 18 anos ou mais. Nessa religião, 48% afirmaram não ter ido nenhuma vez à igreja no último mês. Entre os evangélicos, esse percentual cai para 14%. Entre os de outras religiões, o número é de 16%.

Outro dado revelado pela pesquisa é o posicionamento dos católicos com relação a temas polêmicos como aborto, pena de morte, legalização do uso de drogas e direitos de casais homoafetivos. Entre os católicos, 25% afirmaram ser a favor do aborto e 45% são favoráveis à pena de morte. A legalização da maconha recebeu o apoio de 19% dos católicos. 48% também concordam que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos de casais tradicionais.

Para o padre Charles Lamartine, não é assustador a queda do número de católicos. “Antigamente, quando se perguntava sobre religião, todos diziam ser católicos. Hoje não. Quando elas dizem ser católicos, é porque realmente o são. Quantidade nem sempre é bom, mas sim a qualidade”, explica.

Sobre as diferenças de pensamento dos fiéis com relação aos dogmas da Igreja Católica, o padre diz que isso é normal. “A Igreja não constrói muros, mas sim pontes. Nós acolhemos as diferenças como Jesus manda. A Igreja já fez grandes progressos através da diferença”, esclarece.

JMJ
Mais de 500 peregrinos da Diocese de Mossoró, incluindo o bispo diocesano dom Mariano Manzana e vários sacerdotes, participam da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, que tem início hoje e segue até o dia 28 de julho. O coordenador diocesano do setor de juventude, Fabiano Brito, foi um dos jovens escolhidos para ficar no palco ao lado do papa Francisco.

Com o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, o evento espera reunir 2,5 milhões de pessoas de vários países. Essa é a primeira vez que o evento, criado pelo papa João Paulo II em 1985, é realizado no Brasil. A cada dois ou três anos, um encontro internacional dos jovens com o papa é realizado. Serão catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais entre os fiéis.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Deixe um comentário