Secretaria de Estado da Educação e da Cultura está reformulando o convênio com o Movimento Escoteiros do Brasil. A SEEC pretende ampliar e redimensionar o projeto, por meio da lei 9453, sancionada pela Governadora Rosalba Ciarlini em fevereiro do ano passado, com o objetivo de implantar um grupo de escoteiros em cada escola da rede estadual dentro do Projeto Escola Aberta.
Desde 2005, a SEEC mantém uma parceria com o movimento formando grupos nas escolas. No início, o trabalho atendia 1.300 estudantes, chegou a 6 mil e com a reformulação pretende atender 10 mil alunos. Contudo, o presidente do movimento no Rio Grande no Norte, Carlos Pinto Lopes, observa que os grupos são abertos a comunidade e que estudantes de outras escolas inclusive das redes municipal e privada também podem participar.
Este ano, o governo do estado vai investir R$ 880 mil. O convênio tem validade de um ano podendo ser prorrogado. Os recursos são destinados a capacitação e a formação dos educadores na prática do escotismo pedagógico com foco na socialização, autodisciplina, formação do caráter, incentivo a leitura e ao aprendizado.
De acordo com Carlos Pinto Lopes, o movimento ganhou força nas unidades escolares porque, ao longo dos anos, criou uma atmosfera de paz nas escolas. “Os estudantes passam a ter uma maior consciência de preservação da sua escola e de preservação do patrimônio público. Já fizemos várias atividades como mutirões para recuperar e limpar as unidades e com isso a participação da comunidade tem sido cada vez maior, permitindo que o movimento aumentasse de 1.300 para 6.000mil participantes”.
Para realização das atividades inerentes ao movimento será permitida a utilização das dependências escolares aos sábados, domingos e feriados. O projeto tem a participação voluntária dos alunos na faixa etária de 07 a 21 anos. Com a reformulação todos os municípios do estado terão uma unidade do movimento em uma escola da rede estadual.
Fonte: Seec/rn