PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SERÁ AMPLIADO NO RN

 A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai ampliar o Programa Mais Educação na rede estadual. O programa vai será implantado em mais 25 municípios totalizando 205 unidades em todo Estado. O Mais Educação é uma estratégia indutora para a implantação da educação integral no Brasil com a ampliação da jornada escolar em 03 horas diárias por meio de atividades educativas e acompanhamento pedagógico.

No Rio Grande do Norte, o trabalho teve início em 2008, em 45 escolas de Natal, mas já foi ampliado para 139 e estendido aos municípios do interior do estado. A operacionalização é feita pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a supervisão e coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Os recursos são oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo é contribuir para a formação e a atenção integral de crianças e adolescentes, apoiar a ampliação do tempo e do espaço educativo, estender o ambiente escolar nas redes públicas de educação básica, contribuir para a redução da evasão e da repetência, combater o trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, além de manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas e de lazer direcionas ao processo de desenvolvimento da cidadania.

Em apenas três anos de trabalho, os resultados apresentaram números bastante positivos. Em avaliação feita pelas Subcoordenadorias do Ensino Médio e do Ensino Fundamental da SEEC, constatou-se a diminuição da evasão, da repetência, facilitou o acesso melhorando a integração da escola com a comunidade, redução dos casos de indisciplina e principalmente a melhoria na aprendizagem.

Contudo, a avaliação também apresentou algumas dificuldades para a nova gestão da SEEC resolver, como por exemplo, a adequação dos espaços nas escolas, disponibilidade de coordenadores e a garantia de transporte para alunos e coordenadores. Nesse sentido, a equipe de gestoras da SEEC se reuniu com vários setores do órgão central para planejar ações que visão ampliar e melhorar o Mais Educação e Vários outros programas operacionalizados pela secretaria.

“Precisamos definir metas, que melhorem a qualidade da educação, para todos os programas implantados. Uma das alternativas que poderemos adotar é conhecer a forma de gerenciamento dos programas desenvolvidos e que estão dando certo em outros estados e buscar parcerias para ampliar e melhorar os nossos programas”. Afirmou, Betania Ramalho, Secretaria de Educação do Estado.     
Fonte: SEEC/RN     

Deixe um comentário