Educacenso: coleta de dados sobre alunos, docentes e escolas começa hoje (25)

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia nesta 4ª feira, 25 de maio, a coleta de dados sobre o ensino básico no País. As informações serão colhidas via Internet, por meio do sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br), e abrangem questões relacionadas a quatro categorias: aluno, docente, escola e turma de todas as etapas e modalidades da educação básica.
O prazo para os gestores escolares enviarem os dados vai até 14 de agosto. Em setembro, informações preliminares serão publicadas no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.
Os dados fornecidos pelas escolas deve ter como referência a data de hoje, 25 de maio, considerada também o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade. Neste ano, a novidade é que o Censo recolherá informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC).
A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura – também será coletada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).
Realizado desde 1991 pelo Inep, o Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. Além disso, as informações declaradas servem também para compor as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Com informações do portal do Inep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *