[leia] Robinson Faria recebe comitiva apodiense

Reunião articulada pelo deputado federal Fábio Faria entre Robinson e comitiva apodiense sobre diversos segmentos que vivem em torno da Barragem Santa Cruz de Apodi como: pescadores, agricultores, presidentes de associações e barraqueiros.

Todos nós conhecemos a luta que a sociedade apodiense vem ‘travando’ nos últimos anos junto aos políticos norte-riograndense. “Até avançamos em alguns casos como a casa de cultura, estrada que dá acesso ao Lajedo de Soledade, mas em outras não conseguimos avançar no governo anterior como: saneamento básico; estrada que dá acesso a barragem; o complexo turístico da barragem; projeto da criação de peixes em cativeiro; canal no Rio Umari ligando para a comunidade do Apanha-Peixe, entre outras benfeitorias que não avançaram em nosso município. Afirma, Flaviano Monteiro.

A expectativa dos produtores é que a Secretaria de Pesca do estado viabilizea outorga para implantar na barragem. Produtores se mobilizaram para obter facilidades para a instalação de criatórios de tilápias em açudes no Vale do Apodi.

O presidente da colônia de pescadores de Apodi, Gilberto das Malvinas (galego), disse que o grupo de pescadores do Vale, nas margens da barragem, em terras do município de Apodi, enfrenta enormes dificuldades para a obtenção da outorga e licenças para a instalação de gaiolas para a produção de tilápias. “Há mais de doiso anos que tentamos, enviamos papéis e até agora não conseguimos”, disse. “O jeito é trabalhar com a pesca artesanal”.

Já para a associação dos barraqueiros que também esteve presente na reunião, ficou decidido que a iniciativa privada tomaria de conta do terminal turístico, juntamente com os próprios barraqueiros. “Vamos abrir uma nova licitação para concluirmos a obra do terminal Turístico da barragem de Apodi”, disse Robinson.

“O vice-governador foi brilhante nesta reunião no apoio a nós barraqueiros, desde o início a sociedade civil organizada vestiu a camisa dos barraqueiros, através do Fórum das Entidades. Agradecemos muito a todos e especialmente ao professor Flaviano Monteiro (PCdoB) que sempre nos acompanhou”, disse Erivaldo Nobre presidente da associação dos barraqueiros da barragem Santa Cruz. Ele ainda acrescentou dizendo que ia dá um “crédito ao novo governo que está apenas iniciando uma nova jornada”.

Fotos: Sildo Click
Fonte:Apodiário

Deixe um comentário