Consultores do ‘Parceria” se reúnem em São Paulo para discutir estratégias de mobilização social

O grupo de consultores técnicos do projeto Parceria Votorantim pela Educação participa nesta semana, entre os dias 5 e 8 de abril, da segunda oficina de formação, promovida pelo Instituto Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC. O objetivo do encontro será apresentar e discutir os conteúdos e temáticas do plano de mobilização social e apoio à gestão pública referentes aos ciclos 2 e 3 do projeto.
Serão quatro dias de programação intensa com debates, palestras, dinâmicas e a socialização de dados e experiências colhidas pelos consultores ao longo dos primeiros três meses de trabalho. Vale lembrar que a proposta de contar com consultores especializados na área de educação para dar suporte às ações dos mobilizadores locais é uma novidade do projeto Parceria introduzida na metodologia adotada para este ano.
O primeiro dia de oficina será dedicado basicamente para a realização de um balanço das ações já realizadas pelo grupo nos municípios participantes do projeto. A ideia é avaliar os pontos fortes do processo e identificar aqueles que precisam ser aperfeiçoados. E a partir daí, estabelecer os próximos passos do trabalho. “Será uma oportunidade para tirar eventuais dúvidas sobre a nova metodologia e ouvir as impressões de quem está na ponta do processo, compartilhando assim diferentes conhecimentos e vivências”, explica Maria Maura Gomes Barbosa, coordenadora pedagógica na área de Gestão do CEDAC.
Concluída essa etapa inicial da oficina, os consultores passarão por uma espécie de imersão nos conteúdos que compreendem os próximos dois ciclos do projeto e que terão como temas: a sensibilização de alunos para o valor dos estudos, e a valorização dos professores e do magistério, respectivamente.
Para ajudar na absorção de todas essas informações, estão previstas leituras e apresentações de materiais, atividades a serem desenvolvidas em grupo, além de espaço para a análise e discussão de questões relacionadas aos temas propostos.
A oficina também terá como foco o planejamento das ações que direcionarão a atuação dos consultores junto aos gestores públicos dos municípios. Pensando nisso, estão na pauta de debates temas relevantes como o Plano Nacional de Educação (PNE) em trâmite no Congresso, o Plano de Ações Articuladas (PAR), além de políticas públicas de valorização dos profissionais da área de Educação.
A programação fica, ainda, mais completa com a presença dos convidados: Maurício Ernica, líder de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e Cleuza Rodrigues Repulho, Secretária de Educação de São Bernardo do Campo e presidenta da região Sudeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que enriquecerão as discussões.
Por Cleide Quinália / Blog Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *