[leia] Conheça os 9 presidentes norte-americanos que visitaram o Brasil

Barack Obama é o 10º presidente americano que visita o Brasil,o primeiro que vem antes do presidente brasileiro ir aos Estados Unidos. Em Brasília ele teve uma série de reuniões de trabalho, hoje no Rio está cumprindo agenda mais cultural e social, inclusive visitando o Cristo Redentor, que ele pediu para incluir no roteiro.Pelo Barsil já se passaram mais 9 presidentes norte-americanos fazendo suas visitas de trabalho.

Conheça agora os 9 presidentes norte-americanos que já passaram pelo Brasil:

1º-Franklin Roosevelt (1943) – Em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o 26º presidente americano, Franklin Roosevelt pediu uma reunião de emergência com o presidente Getúlio Vargas a bordo de um destróier da Marinha americana estacionado em Natal. Durante o encontro de mais de 3 horas, ficou acertado o envio de tropas brasileiras à Europa para colaborar na frente Aliada. Na época, os Estados Unidos temiam que o Brasil se alinhasse com a Alemanha e tiveram de barganhar, incluindo no acordo de cooperação a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ).

2º- Harry Truman (1946) – O líder americano chegou ao Brasil, na época presidido por Eurico Gaspar Dutra, e uma história não confirmada do encontro entre os dois virou lenda. Truman teria perguntado ao brasileiro “how do you do, Dutra?” [“Como vai você, Dutra?”], que prontamente respondeu com um trocadilho infame: “‘How tru you tru, Truman?”.

3º- Dwight Eisenhower (1960) – Durante o governo de JK, o projeto de desenvolvimento “50 anos em 5” pôs Estados Unidos e Brasil em um conflito de interesses. Após Juscelino romper ligações com o FMI, que não aceitava a política econômica brasileira, o presidente Dwight Eisenhower visitou o Brasil em 1960, buscando estreitar os laços entre os dois países novamente. O presidente americano se espantou com a construção de Brasília, que seria inaugurada apenas dois meses após sua visita.

4º- Bob Kennedy (1965) – Em visita ao Brasil em novembro de 1965, o então senador democrata por Nova York Robert Kennedy foi ao vestiário do Maracanã se encontrar encontrar com Pelé, após um jogo do Santos. Ele esperava que aparecer ao lado do “Rei do Futebol” o ajudasse em suas pretensões de chegar à Presidência dos Estados Unidos. A foto seria divulgada ao eleitorado negro americano como mais uma prova de que Bob era amigo da comunidade.Bob Kennedy seria assassinado em 1968, antes de ver seu sonho realizado.

5º- Jimmy Carter (1978) – Saia justa na visita de Jimmy Carter ao Brasil. Os EUA haviam feito oposição ferrenha ao acordo nuclear entre Brasil e Alemanha para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis. O vice-presidente Walter Mondale fora anteriormente enviado a Bonn (na antiga Alemanha Ocidental) para tentar melar o negócio. Isso irritou profundamente o governo militar do Brasil, especialmente o presidente Ernesto Geisel. Para piorar, Carter desembarcou no Brasil falando sobre “direitos humanos”, em plena ditadura. De pirraça, Geisel deixou o presidente americano esperando na sala do Palácio da Alvorada por meia-hora antes de atendê-lo.

6º- Ronald Reagan (1982) – O presidente americano (esq.) chegou ao aeroporto de Brasília e logo caiu em uma pegadinha. Ele recebeu um chapéu de caubói que continha o nome “Otávio” o colocou na cabeça – na verdade, o objeto era peça de propaganda de um candidato a deputado. Em seguida, o “Grande Comunicador” – como Reagan era chamado – saudou o “amigável povo da Bolívia”.

7º- George Bush (1992) – Quando esteve no Brasil para participar da primeira convenção das Nações Unidas para tratar de meio ambiente, a Eco-92 em 1992, o presidente George Bush se encontrou com o primeiro presidente democraticamente eleito no Brasil desde Juscelino, Fernando Collor de Mello. Nesse período as relações Brasil-EUA pareciam prestes a deslanchar com a abertura econômica brasileira e as primeiras conversas sobre a criação de uma área de livre-comércio nas Américas, a Alca. Mas a credibilidade do Brasil levou um forte baque com o processo de impeachment de Collor, apenas seis meses depois da visita de Bush ao país.

8º- Bill Clinton (1997) – Havia uma clara empatia pessoal entre o líder americano e o então presidente Fernando Henrique Cardoso durante a segunda metade dos anos 90. Em uma visita ao Brasil em 1997, Clinton chegou até mesmo a bater uma bolinha com FHC e Pelé, então ministro do Esporte, na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro. Na definição de Jamelão, grande intérprete dos sambas-enredo da Mangueira, Clinton deixou a favela “feliz como um pinto no lixo” após fazer um gol no ex-jogador. O presidente americano procurava discutir a criação da Alca (Área de Livre-Comércio das Américas), mas a cooperação entre os dois países esbarrou em interesses divergentes.

9º- George W. Bush (2005) – George W. Bush fez sua segunda visita ao Brasil (ele havia visitado FHC em 2001) em busca de um aliado para se opor à influência de Hugo Chávez na região. Não encontrou em Lula uma posição tão firme quanto gostaria em relação ao tema, mas chegou a escrever uma carta agradecendo a hospitalidade e o almoço servido na Granja do Torto. Era uma mostra da boa convivência entre os dois presidentes, que chegaram a pescar juntos durante a estadia de Bush no país.

One thought to “[leia] Conheça os 9 presidentes norte-americanos que visitaram o Brasil”

Deixe um comentário