SOBE PARA SEIS O NÚMERO DE BALEIAS MORTA APÓS ENCALHE DE GRUPO DE TRINTA NA PRAIA DE UPANEMA

Baleia morta foi removida com máquinas da prefeitura. Biólogos deverão providenciar enterro dos animais.

Subiu para seis o número de baleias da espécie piloto que encalhou na manhã deste domingo (22), na praia de Upanema na cidade de Areia Branca-RN.

Ao todo, trinta animais encanharam em uma área da praia que possui muitas pedras. Desses, 24 foram devolvidos ao mar com vida. Entre os mortos há um filhote.

A coordenação dos trabalhos de remoção e sepultamento dos animais mortos está a cargo do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Petrobras que recebeu o auxílio da Prefeitura de Areia Branca que enviou maquinário.

Amostras de tecidos e sangue dos animais foram colhidos e serão analisados em laboratório para tentar descobrir as eventuais causas das mortes dos mamíferos.

De acordo com o coordenador do projeto, Dr Flávio Lima, o trabalho da sua equipe foi exitoso visto que a maioria dos mamíferos foram devolvidos ao mar em uma ação que contou com auxílio da Capitania dos Portos local, Polícia Militar Ambiental e voluntários.

O biólogo Valdir Nery está no local desde a madrugada de hoje. Ele afirmou à imprensa que a necrópsia da mortandade já foi iniciada. “Os estudos sobre as causas do encalhamento ainda serão iniciados. Por enquanto não é possível dizer o que motivou  até aqui”, frisou Valdir.

O coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima, destacou que a baleia piloto, como é chamada, é na verdade um golfinho.

“O adulto pode atingir até oito metros de comprimento e por ser tão grande o chamam popularmente de baleia”, explicou ele. Os populares que vivem na área invadiram o mar para ajudar os biológicos a reconduzi-los ao mar. Segundo informações não há perigo quanto a integridade física das pessoas.

Fonte: Voz de Areia Branca – Por Carlos Júnior

Deixe um comentário