UFRN É A INSTITUIÇÃO QUE MAIS CRESCE NA PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é uma das instituições que mais cresceu em pós-graduação na região Nordeste e no Brasil”. A afirmação é do diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Emídio Cantídio de Oliveira Filho, que esteve na UFRN no lançamento do sistema CAPES WEBTV. Segundo ele, a consequência foi o crescimento do apoio da CAPES como reconhecimento do trabalho que tem sido feito por um grupo de dirigentes da UFRN.
Todo Nordeste tem crescido muito e hoje ocupa quase 18% da pós-graduação no Brasil, conforme afirmou o diretor de Programas, que disse ainda ser a pós-graduação uma meta de desenvolvimento nacional. A CAPES tem crescido em torno de 10% ao ano com bolsas no País e no exterior. Além disso, “o Governo Federal está lançando um programa de formação no exterior muito forte, oferecendo 75 mil bolsas, das quais 40 mil são de responsabilidade da CAPES”, afirmou.
Quanto à WEBTV, Emídio Cantídio define como “uma ideia sensacional”, onde cada universidade pode colocar 30% de seu conteúdo nessa mídia. No Brasil o sistema já contou com adesão de 70 instituições. A Universidade Federal de Alagoas foi a primeira delas, informou.
O diretor da CAPES também ressaltou o Portal de Periódicos, um espaço de transferência de conhecimento para a comunidade universitária, que hoje conta com 27 mil periódicos cadastrados “e é importante que as pessoas tenham cada vez mais acesso”.
Fonte: Wallace Dantas

Deixe um comentário