
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) atualizou o prazo para religar o sistema de abastecimento de água de Upanema. A previsão agora é que o fornecimento seja retomado na noite desta quinta-feira (25) para toda a zona urbana do município, além dos Projetos de Assentamento Bo’água I e II, do sítio Poré e de parte da comunidade Bom Jesus.
Inicialmente, a expectativa era que o abastecimento fosse restabelecido na noite desta quarta-feira (24). No entanto, um novo vazamento identificado por volta das 13h desta quarta-feira na adutora Poço II obrigou a suspensão dos trabalhos de retomada do sistema, prolongando a interrupção no fornecimento de água.
O problema na adutora se arrasta desde o último domingo (21), quando foi registrado o primeiro vazamento. Desde então, sucessivas ocorrências na mesma estrutura provocaram quatro interrupções no abastecimento, afetando moradores da cidade e da zona rural atendida pelo sistema.
De acordo com a Caern, equipes seguem mobilizadas para solucionar o problema o mais rápido possível e garantir a segurança operacional da adutora. Após a conclusão do reparo e a religação do sistema, a normalização completa do abastecimento ocorrerá de forma gradual, podendo levar até 72 horas para alcançar todos os imóveis atendidos.
As áreas mais elevadas da cidade, como o bairro Pêgas, tendem a ser as últimas a receber água, devido à menor pressão da rede durante o processo de recuperação do sistema.


