SEBRAE

As ações da Semana do Empreendedor Individual, realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, estão mobilizando empreendedores em todo o Estado. Além de orientação, as capacitações conscientizam centenas de autônomos quanto à importância da formalização como ferramenta de auxílio ao crescimento dos negócios. Na circunscrição do Escritório Regional do Vale do Açu, em Assú, mais de 300 atendimentos foram realizados durante os três primeiros dias da ação.

Também foram realizadas oito oficinas destinadas a empreendedores já formalizados como Empreendedores Individuais, quatro palestras e 35 formalizações de autônomos. Empreendedores dos municípios de Macau, Assú, Itajá, Ipanguaçu, Lajes, Angicos, Baixa do Meio, Guamaré, Carnaubais, e Triunfo Potiguar, além de Pendências, Alto do Rodrigues e Paraú são beneficiados com as ações promovidas ao longo da semana.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, a expansão das atividades, obtida por meio de parcerias com prefeituras e instituições bancárias, é um diferencial para alcançar o elevado número de empreendedores atendidos e capacitados. “Estamos atuando com parcerias em diversos municípios da região, por meio dos agentes locais de desenvolvimento e instituições bancárias. Isso tem feito uma grande diferença, pois estamos alcançando um público elevado, que estão sendo preparados para se tornar empreendedores formalizados”, avalia.

Números positivos

Em Mossoró, os números também são positivos. Danúbia Silva de Lima é uma das mais de 300 pessoas atendidas pelas equipes do Sebrae-RN. Proprietária de um salão de beleza, ela ainda trabalha na informalidade. Enquadrada em uma das atividades mais representativa em termos de formalizações na categoria do Empreendedor Individual, ela conta que a ideia é, por meio da abertura da empresa, promover o crescimento do negócio. “Não tinha informação nenhuma de como funciona a formalização, e agora posso regularizar meu negócio para buscar as melhorias e o crescimento do negócio”, ressalta.

De acordo com a analista do Sebrae-RN, Marcione Fernandes, a grande concentração de autônomos que trabalham na região do Centro da cidade, onde está instalada a tenda de atendimento do Sebrae-RN, favorece a elevada procura pelos serviços no local. “Temos conhecimento de que no Centro de Mossoró existem muitos autônomos e ainda informais, e por isso, estamos levando nossos serviços para aproximar, mobilizar e capacitar estes empreendedores. O resultado tem dado muito certo”, avalia.

Além da programação realizada no Centro da cidade até sexta-feira (5), equipes do Sebrae-RN capacitam também empreendedores na Maisa e Pau Branco, comunidades rurais de Mossoró. Também são beneficiados com a mobilização os municípios de Areia Branca, Messias Targino, Rafael Godeiro, Caraúbas e Upanema, que integram a circunscrição do Escritório Regional do Oeste.

Fonte: Agência Sebrae

Deixe um comentário