A Banda Marcial Evangélica Francisco Chagas da Costa, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Upanema, celebra hoje seus 34 anos de fundação. Criada no dia 9 de dezembro de 1990, a banda iniciou com apenas 18 componentes, mas hoje conta com cerca de 50 músicos, sendo uma referência em toda a região Oeste do Rio Grande do Norte. Ao longo de sua trajetória, a banda tem contribuído de maneira significativa para diversos eventos cívicos e religiosos, como as alvoradas que marcam a abertura da programação da Festa de Emancipação Política de Upanema e o Congresso de Mocidade; além do tradicional desfile cívico do Dia do Evangélico.
O nome da banda é uma homenagem a Francisco Chagas da Costa, mais conhecido como Irmão Chaguinha (in memoriam), um músico da antiga Banda de Música de Upanema e um dos regentes de conjuntos de louvor da Igreja Assembleia de Deus.
Atualmente, a Banda Marcial Evangélica é liderada pelo Maestro Sóstenes Nemuel, com a ajuda de Selumiel Ericlênede e Josiel Medeiros, e sob a supervisão do Pastor Francisco Chagas de Oliveira, presidente da Assembleia de Deus em Upanema.
Essa trajetória reflete o trabalho e o compromisso da banda com a música, a cultura e a fé na região.