O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) esteve presente na Conferência Municipal de Mudanças Climáticas de Upanema, realizada nesta quinta-feira (5), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente (Caop-MA) pela Promotoria de Justiça da Comarca. Durante o evento, foram apresentadas e votadas propostas que serão levadas aos níveis estadual e federal, com o objetivo de contribuir para a Conferência Nacional de Emergência Climática.
O evento contou com a participação de diversas autoridades e entidades que discutiram estratégias para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. A coordenadora do Caop-MA, Rachel Germano, fez uma fala destacando a relevância dos planos de mitigação, adaptação e contingência, além de ressaltar a necessidade de ações concretas para enfrentar essa problemática.
A representante ministerial também enfatizou a importância da Caatinga, bioma do Semiárido, no processo de captura de carbono da atmosfera. Ao contrário de fonte emissoras de gases de efeito estufa, a Caatinga retém carbono, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Assim, foi ressaltada a inevitabilidade de preservar e valorizar esse bioma, fundamental para o equilíbrio ambiental.
Na oportunidade, o Município apresentou as propostas relacionadas ao tema, como a expansão do uso de energia solar em prédios públicos. Houve proposta, ainda, de iniciativas para ampliar a construção de cistenas subterrâneas, com o objetivo de capturar e armazenar água da chuva. Essas ações contribuem para a gestão eficiente dos recursos hídricos e ajudam a mitigar os efeitos das secas, especialmente no Semiárido.
O investimento em infraestrutura verde, como áreas verdes urbanas e o reflorestamento de áreas urbanas e corredores ecológicos foi outra ação importante a ser proposta pelo município. Sem olvidar de ações voltadas para capacitar os agricultores em técnicas de agroecologia, dentre outors.
“Essas ações são essenciais para melhorar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades frente aos desafios climáticos”, comentou a Coordenadora do Caop Meio Ambiente.
O MPRN também esteve representando pela titular da Promotoria de Justiça de Upanema, Janayna Francisco, que prestigiou o evento, estando ciente das propostas apresentadas pelo Município e da importância de o MP acompanhar o processo.
Fonte: MPRN