NEOENERGIA COSERN REFORÇA ORIENTAÇÃO DE SEGURANÇA RELACIONADA À PODA DE ÁRVORES

Corte de galhos e vegetação próxima à rede elétrica só deve ser feito por profissionais habilitados e com autorização do poder público

O período chuvoso acima da média registrado até agora no Rio Grande do Norte modificou paisagens, encheu reservatórios e fez crescer de forma mais intensa a vegetação. Em muitas regiões, moradores iniciam o processo de poda das árvores mais próximas das residências, mas a ação requer orientação técnica e adoção de medidas de segurança para prevenir acidentes com a rede elétrica.

”A primeira orientação é nunca realizar nenhum serviço em árvores quando estiver chovendo ou com clima propicio a chuvas, que é quando há uma maior probabilidade de incidência de raios. O ideal é esperar um momento de estiagem. Outra orientação importante é jamais realizar serviços de poda em árvores que estejam próximas à rede elétrica. Mesmo que o local da poda esteja distante da rede. Em períodos chuvosos, o risco é potencializado uma vez que energia e água não combinam”, explica Carlos Augusto Câmara, supervisor da Neoenergia Cosern no Litoral Sul e responsável pelas ações de Segurança com a População da distribuidora.

Quando a vegetação que chega próxima à rede elétrica necessitar de poda, o ideal é que o cidadão peça a avaliação de uma pessoa que esteja habilitada para serviços com eletricidade ou procure a Neoenergia Cosern para que uma equipe possa ir até o local e faça uma avaliação.

“Dessa forma, evitamos as interrupções provocadas pelos toques dos galhos nos fios, reforçamos o fornecimento de energia elétrica e a segurança da população. Por isso, é muito importante que o serviço seja realizado por um profissional capacitado, com as ferramentas apropriadas, técnicas corretas e a orientação técnica necessária”, ressalta o supervisor.

Quando crescem muito e tocam na fiação, os galhos podem causar curto-circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes. No primeiro semestre, a distribuidora inspecionou 12.900 quilômetros da rede elétrica para verificar a necessidade de poda.

Ela tem sido cada vez menos necessária porque a empresa está substituindo os cabos antigos da rede de baixa tensão por uma tecnologia (cabo multiplexado) que convive melhor com os galhos das árvores, evitando a poda desnecessária. Em todo o estado, a rede de baixa tensão já foi substituída em 66% da extensão por cabos multiplexados.

A Neoenergia Cosern reforça o alerta de segurança de que a poda de árvores, quando os galhos estiverem muito próximos à rede elétrica, só pode ser realizada por técnicos da companhia. Nos outros casos, o serviço deve ser solicitado às prefeituras municipais e nunca deve ser feito sem autorização do órgão competente.

Dessa forma, antes do corte da vegetação, o interessado deve entrar em contato com o órgão municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que é o responsável pela expedição da autorização do serviço. Em alguns casos, é necessária uma comunicação desse órgão público com a Neoenergia Cosern para que seja efetuada uma interrupção programada no fornecimento de energia elétrica com o objetivo de garantir segurança à operação.

As normas de segurança para poda de árvores e supressão de cobertura vegetal são aplicadas em ambientes públicos e privados. Durante a vistoria anterior ao corte, a equipe técnica deve identificar se há risco de queda da árvore, como geralmente ocorre em períodos chuvosos, e possibilidade de rompimento da rede elétrica.

Em Natal, os cidadãos que necessitam realizar podas em árvores devem acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para obtenção da autorização.

Orientações de segurança

Caso você presencie um acidente durante a poda de uma árvore, nunca se aproxime e oriente outras pessoas próximas a fazer o mesmo;
Entre em contato imediatamente com os serviços de atendimento de urgência e com a Neoenergia Cosern;
Essas atitudes podem salvar a vida de quem se acidenta e preservar muitas outras.

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Deixe um comentário